Assim como os motores 1.0 turbo (T200) da Fiat foram distribuídos para outros modelos do grupo Stellantis lá atrás, a motorização híbrida leve do Fastback e Pulse também será expandida para outras marcas. A Peugeot será a primeira a receber essa tecnologia, que será aplicada nos modelos 208 e 2008.
Fontes ligadas ao grupo informaram à Autoesporte que o sistema micro-híbrido (MHEV) estreará em maio de 2025 nos dois veículos da marca francesa. Com isso, o 208 e o 2008 se tornarão os primeiros modelos híbridos da Peugeot no Brasil.
O motor utilizado será o mesmo do Pulse e Fastback: o 1.0 T200, com 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Esse motor a combustão trabalhará em conjunto com um motor elétrico de 12 volts, capaz de gerar até 4 cv extras de potência.
Ainda não se sabe se haverá um aumento na potência com o motor elétrico, já que se trata de um sistema híbrido leve. Essa configuração não permite que o veículo se mova exclusivamente com a bateria de 12 volts, mas ajuda para a economia de combustível e melhora a eficiência energética dos modelos.
O motor elétrico aquece o catalisador sem o uso do motor a combustão e pode auxiliar o carro em algumas velocidades de cruzeiro. Ele substitui o alternador e o motor de partida, sendo ligado ao virabrequim e a uma pequena bateria de íons de lítio por meio de uma correia. Essa inovação visa atender às exigências do Proconve L8.
Outro ponto importante é a declaração de Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul, que confirmou também à Autoesporte que a Peugeot terá veículos eletrificados já em 2025, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid, que abrange tantos veículos híbridos leves, híbridos comuns, híbridos plug-in e modelos 100% elétricos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!