A WEG, fabricante brasileira de baterias e motores, situada em Santa Catarina, anunciou o investimento de R$ 100 milhões na produção de baterias de lítio. De olho no mercado de ônibus e caminhões elétricos, a empresa pretende expandir sua fábrica atual e criar uma nova planta até o fim do primeiro semestre de 2024.
De acordo com a empresa, com o novo projeto, mais de 140 empregos serão gerados. Está nos planos da WEG ter produtos o suficiente para atender a demanda do mercado de mobilidade elétrica e de sistemas de armazenamento de energia, que têm crescido bastante.
“Estamos realizando investimentos fundamentais para atender à crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica no país, principalmente para o segmento de ônibus e caminhões.
Com a conclusão de todas as fases do investimento, alcançaremos capacidade para oferecer mais de 1GWh de packs de baterias por ano, envolvendo vários módulos, células de íons de lítio e sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração e de segurança, entre outros itens”
Carlos José Bastos Grillo, diretor Superintendente WEG Digital e Sistemas
De acordo com a WEG, 1GWh de packs de baterias por ano equivaleria a uma capacidade anual de até 10 mil veículos elétricos com packs de 100kWh cada. É um número bastante significativo, que mostra a força da fabricante no setor durante os próximos anos.
A área destinada à construção da nova fábrica de baterias terá aproximadamente 6.000m². Ela será moldada a partir de um arquitetura própria da WEG, que permite a expansão do empreendimento. De acordo com o projeto, a estrutura construída permitirá um aumento gradual e contínuo da capacidade de produção ao longo dos próximos anos.
O projeto deverá contar ainda com estruturas relativas à indústria 4.0, que automatiza as máquinas por meio da Internet das Coisas e da transmissão de dados em nuvem. A nova planta será construída na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.
“Com este investimento, reforçaremos no Brasil nossa atual capacidade de desenvolvimento de soluções locais para armazenamento de energia por bateria (BESS), bem como ampliaremos ainda mais a oferta de packs de baterias para o mercado naval, que busca também soluções eletrificadas para redução de emissões”, acrescenta o executivo.
Confira o vídeo do Boris Feldman sobre as baterias tradicionais
A tendência do automóvel no mundo é o elétrico. Mas o que dificulta a existência plena do carro elétrico? A bateria, que ainda é muito cara, e tem a duração limitada. Porém, curiosamente, antes mesmo do carro elétrico, a bateria tradicional que fornece energia para os equipamentos do veículo (como motor de arranque e faróis), sempre foi problemática.
Boris Feldman
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