UAI

Toyota falsifica teste de segurança do Yaris; confira justificativa da marca

Mais de 88 mil carros estão envolvidos nessa fraude. Presidente da Toyota se pronunciou sobre o tema

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
O Toyota Yaris na versão sedã Ativ, a que é produzida na Tailândia, foi envolvido na fraude
O Toyota Yaris na versão sedã Ativ, a que é produzida na Tailândia, foi envolvido na fraude Foto: O Toyota Yaris na versão sedã Ativ, a que é produzida na Tailândia, foi envolvido na fraude

A Toyota divulgou um comunicado na última sexta-feira admitindo uma fraude no teste de segurança de alguns carros pertencentes à sua marca de veículos de baixo custo, a Daihatsu. A fraude envolve 76 mil unidades do Toyota Yaris na versão sedan produzida na Tailândia e 11,8 mil do compacto Perodua Axia. Ambos eram comercializados em mercados emergentes: o primeiro na Tailândia, México e Oriente Médio e o segundo na Malásia.

Além disso, o modelo Toyota Agya e um outro "em desenvolvimento", não identificado, também estiveram envolvidos na fraude.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, lamentou o ocorrido publicamente:

“A irregularidade da Daihatsu Motor Co. Ltd. é uma questão que diz respeito à segurança, que é o aspecto mais importante dos veículos. Consideramos isso um ato absolutamente inaceitável que trai a confiança de nossos clientes. Gostaríamos de nos desculpar sinceramente com nossos clientes em todo o mundo e todas as partes relacionadas pela inconveniente e preocupação que isso causou."

Akio Toyoda

Como aconteceu a fraude?

Em informação divulgada à agência Reuters, a Toyota afirmou que a fraude ocorreu em testes de colisão lateral, por meio da modificação de uma peça do veículo - mais especificamente o revestimento interior das portas.

A mudança proporcionava uma redução do risco de quebra da porta por impacto, de forma a reduzir também as chances de ferimentos aos ocupantes durante o acionamento do airbag lateral.

No entanto, o "pulo do gato" era que os carros com essa modificações foram somente aqueles enviados ao teste. Ou seja, a peça que garantia mais segurança não era replicada nas unidades que seguiam para a venda no mercado.

Segundo o presidente, ambas empresas, a Toyota e a Daihatsu, estão investigando a fraude. De acordo com ele, ainda não está claro quem, de fato, produziu as portas modificadas.

"Começaremos conduzindo uma investigação detalhada e coletando fatos minuciosamente para entender a situação, determinar a verdadeira causa e trabalhar diligentemente para evitar a reincidência.”

Akio Toyoda

A Daihatsu informou que descobriu a façanha por meio de uma denúncia e, em seguida, relatou o caso às agências reguladoras do setor e interrompeu, imediatamente, a distribuição dos modelos afetados pelo problema.

Além disso, felizmente, a Toyota afirmou que não recebeu, até então, nenhum relatório de acidentes relacionados à fraude.

E o Toyota Yaris brasileiro?

A fraude, certamente, não afeta o Toyota Yaris comercializado aqui, o qual é produzido na fábrica de Sorocaba (SP).

Entretanto, de qualquer maneira, o incidente provavelmente prejudicará os planos atuais da fabricante, que pretendia aumentar sua produção após o período turbulento da escassez dos semicondutores.

A iniciativa estava ligada a tentativa da empresa de alcançar a concorrência após ter perdido espaço para outras marcas por conta da falta de veículos elétricos em alguns mercados.