Na última sexta-feira (12), a Toyota afirmou que está lidando com um vazamento de dados em seu sistema no Japão. Segundo a empresa, ao todo, foram 2,15 milhões de clientes que tiveram suas informações expostas, o que corresponde a toda base de compradores do mercado doméstico (o japonês), os quais assinam os serviços de navegação e de nuvem da montadora, o T-Connect e o G-Link.
O T-Connect inclui diversas funções de inteligência artificial, como assistente de voz, ligação automática e call center para apoio de emergência em casos de acidente ou pane veicular. O G-Link é um serviço semelhante, mas pertence aos modelos da Lexus, divisão de luxo da Toyota.
O pacote de dados vazados incluiu localização de veículos e números de identificação dos mesmos. A Toyota, porém, garantiu que não houve o uso malicioso desses materiais. De qualquer forma, não deixa de ser um tanto quanto desconfortável imaginar suas informações expostas para qualquer um.
Os problemas no banco de dados da Toyota começaram em 2013
A Toyota explicou que o vazamento de dados está ligado a um "erro humano banal" cometido em novembro de 2013, mas que só foi solucionado em abril de 2023. De acordo com a marca, o que aconteceu foi que um sistema de nuvem acabou sendo classificado como público, quando, na verdade, deveria ser privado.
Além disso, segundo um porta-voz da Toyota em depoimento à agência de notícias Reuters, a falta de um mecanismo de verificação de dados públicos na nuvem foi a responsável por fazer com que o erro permanecesse, por tanto tempo, não identificado. Dessa forma, durante esses quase 10 anos, diversas informações particulares de clientes ficaram disponíveis para qualquer pessoa.
Após, enfim, descobrir o problema, a empresa afirmou ter tomado medidas imediatas para bloquear o acesso externo aos dados.
Além disso, para evitar que incidentes semelhantes aconteçam no futuro, a Toyota pretende realizar uma auditoria detalhada em seus serviços de nuvem, além de criar uma divisão separada para monitorar constantemente as configurações dessas tecnologias e oferecer treinamentos especializados aos funcionários.
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