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Ferrari sofre ataque hacker e dados dos clientes podem ser expostos

A montadora se recusa a pagar o valor exigido pelos cibercriminosos

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Bitcoin, Ethereum e USDC serão aceitos Foto: Bitcoin, Ethereum e USDC serão aceitos

A marca de supercarros Ferrari foi vítima, nesta segunda-feira (20), de um ataque hacker o qual concedeu acesso a dados – nomes, números de telefone e/ou e-mails – dos clientes da marca. Felizmente, segundo a montadora, dados bancários ou referentes a cartão de crédito não foram acessados pelos cibercriminosos. 

Porém, de todo jeito, a situação não deixa de ser um tanto quanto preocupante para aqueles que já compraram carros da marca. Afinal, estamos falando de uma empresa que produz produtos de luxo, com clientes que pagam milhões em cada modelo. Dessa forma, mesmo sendo "mais básicos", os dados ainda são informações potencialmente reveladores sobre pessoas, no mínimo, muito ricas.

Em comunicado ao público, Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, informou que:

"Certos dados relacionados aos nossos clientes foram expostos, incluindo nomes, endereços postais, endereços de e-mail ou números de telefone".

Ferrari não quer ceder às chantagens dos cibercriminosos

Na ameaça imposta à Ferrari, os cibercriminosos exigiram um valor a ser pago pela montadora para que os dados dos clientes não sejam expostos na internet.

No entanto, por enquanto, a posição da Ferrari é não ceder a essas chantagens.

“A Ferrari não pagará resgate, pois atender a essas demandas financia atividades criminosas e permite que agentes de ameaças perpetuem seus ataques”, argumenta o fabricante. A marca defende a sua posição, apontando que o melhor a fazer era informar os clientes afetados, explicando a possível exposição dos dados"

Até o momento, a providência tomada pela marca italiana foi uma investigação encomendada a uma empresa de segurança cibernética para descobrir os detalhes da falha do computador – que permitiu a violação feita pelos hackers – e, ao mesmo tempo, fortalecer a segurança dos servidores para evitar que esse tipo de ataque volte a acontecer.

A Ferrari não detalhou quantos clientes podem ser afetados pelo ataque cibernético. Além disso, de acordo com alguns relatos da mídia internacional, a marca não sabia do ataque hacker até receber o pedido de resgate feito pelos criminosos.

Bom, enquanto a montadora se mantém firme na decisão de não atender à demanda dos criminosos virtuais, o que resta é torcer para que a ameaça não seja colocada em prática de fato.