UAI

Toyota anuncia produção de novo carro híbrido flex no Brasil

Veículo será fabricado em Sorocaba (SP) e exportado para 22 países

Publicidade
Nos países desenvolvidos, a Toyota ocupa esse segmento com o Yaris Cross
Nos países desenvolvidos, a Toyota ocupa esse segmento com o Yaris Cross Foto: Nos países desenvolvidos, a Toyota ocupa esse segmento com o Yaris Cross

A Toyota anunciou nesta quarta-feira (19), durante uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, o investimento de R$1,7 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP). Esse montante será destinado, de acordo com a própria multinacional, à produção de um novo carro com sistema de propulsão híbrido flex.

Os investimentos permitirão a geração de 700 postos de trabalho diretos na fábrica de Sorocaba (SP). Atualmente, a unidade industrial já produz os modelos Corolla Cross, Yaris e Etios, senso esse último destinado unicamente à exportação. De acordo com a Toyota, o novo carro híbrido flex abastecerá 22 países, além do mercado interno.

Até o momento, a Toyota não anunciou qual será esse novo carro híbrido flex: o presidente da empresa no Brasil, Rafael Chang, afirmou apenas que se trata de um compacto. Porém, de acordo com o site Autos Segredos, o modelo em questão é um SUV inédito em âmbito global e tem foco em mercados emergentes, justamente como o Brasil.

Ainda segundo o Autos Segredos, o SUV compacto em questão será vendido na Ásia pela Daihatsu, fabricante que integra a Toyota Motor Corporation. Porém, no Brasil, o modelo manterá a marca Toyota. O novo carro híbrido flex terá como base uma versão simplificada da plataforma TNGA, que já é utilizada pela gama Corolla. O lançamento não ocorrerá antes de 2024.

Novo carro híbrido flex será o terceiro da Toyota no Brasil

O inédito SUV compacto será o terceiro carro híbrido flex da Toyota no mercado brasileiro. Atualmente a marca japonesa já utiliza esse tipo de tecnologia no Corolla e no Corolla Cross. Ambos unem um motor 1.8 a combustão, movido a gasolina e etanol, a outro elétrico: a potência combinada é de 122cv. Ainda não está claro, porém, se o novo modelo utilizará exatamente esse sistema.

Ao que parece, o novo SUV compacto cairá como uma luva na gama de produtos da Toyota. Isso, porque a marca ainda não tem produtos nesse segmento, que é um dos mais importantes do mercado atualmente. A fabricante tem apenas um SUV médio, que é justamente o Corolla Cross. No mais, os sedans Corolla (médio) e Yaris (compacto), esse último também comercializado com carroceria hatch.

Por que os preços de carros subiram tanto? Boris Feldman explica em vídeo!

https://youtu.be/27WBVJeReDA