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Sexta-feira 13: confira 5 carros que deram azar nas vendas em 2023, até agora

Diversas são as razões para os baixos números de vendas de alguns modelos, que variam desde design desatualizado até preço

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Dentre a lista de afetados pela má-sorte estendida de sexta-feira 13, não aparecem apenas modelos de nicho
Dentre a lista de afetados pela má-sorte estendida de sexta-feira 13, não aparecem apenas modelos de nicho Foto: Dentre a lista de afetados pela má-sorte estendida de sexta-feira 13, não aparecem apenas modelos de nicho

Para os supersticiosos, a sexta-feira 13 pode ser um dia de sorte ou de azar. No mundo automotivo, alguns modelos parecem ter caído numa maldição para que tivessem poucas vendas no Brasil, até agora.

Segundo dados divulgados pela Fenabrave, até setembro de 2023, dentre os azarados estão tanto carros a combustão como eletrificados. A lista surpreende com a variedade de características dos fracassados em vendas, confira.

Audi e-tron GT é elétrico de nicho que não vai bem nas vendas

Novo audi e tron gt 2 em vista fronto lateral azulado em estrada
Audi e-tron GT chegou ao mercado para ampliar o portfólio de elétricos da marca, mas não teve recepção bem sucedida

A inserção tardia no mercado em 2023 é um dos fatores mais relevantes que leva ao desastre de vendas do Audi e-tron GT, até agora. O esportivo elétrico da Audi teve pré-venda anunciada no país no início de junho deste ano.

Além disso, o preço elevado para se adquirir o modelo contribui para este baixo número. Comercializado por R$ 769.990, apenas 36 unidades foram vendidas até então. Ou seja, a sexta-feira 13 chegou também para o bolso do consumidor, e não só para o desempenho do modelo no mercado. Afinal, não são tantos os interessados em sedans grandes elétricos dispostos a desembolsar quantia tão volumosa.

Apesar disso, o carro tem atrativos em relação à motorização. Conta com dois motores, capazes de alcançar até 530cv de potência, 65,5kgfm de torque e velocidade máxima de 245km/h.

Toyota Corolla GR não chegou nem nas centenas

Lateral do Toyota Corolla GR cinza, estacionado dentro de uma oficina
Mesmo com visual modernizado e diferenciais de design, o hatch da Toyota patina em vendas

A maldição de sexta-feira 13 parece ter se estendido também para o Toyota GR Corolla. Diferente do irmão sedan Toyota Corolla, que é um dos modelos mais desejados não só no Brasil, como também no exterior, o hatch ainda não fez tanto sucesso.

Isso se dá, dentre outros fatores, devido ao pouco tempo em que está disponível no mercado brasileiro, uma vez que seu lançamento foi no fim de julho deste ano. Além disso, por ser um hatch médio com desempenho esportivo e com preço elevado, a procura tem sido pequena. Do primeiro lote de 100 unidades, o modelo disponível no Brasil a partir de R$ 416.990 vendeu somente 40 até o fim de setembro.

É equipado com sistema de tração integral GR-FOUR, acelera até 100km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 229km/h. O motor turbo de 1.6 litro com três cilindros alcança 304cv de potência e 37,7kgfm de torque.

Amarok: a Volks criou sua própria sexta-feira 13

caminhonete Amarok Branca, de frente descendo um declive ingrime
Mesmo com tecnologias interessantes, como o controle de descida em rampa, a Amarok ainda é desatualizada

Apesar de ter números mais relevantes que os demais modelos desta lista, a Volkswagen Amarok tem baixo volume de vendas se comparada com os principais modelos do segmento de picapes médias. Enquanto a concorrente Toyota Hilux já teve mais de 34 mil unidades vendidas até o fim de setembro, o modelo da Volks teve somente 5.600.

Mesmo na casa dos milhares, ao se levar em consideração o crescimento do segmento neste ano, com cada vez mais adeptos, a caminhonete vai mal. Isso se dá devido ao fato de que a montadora não trouxe para o país a nova geração, já comercializada no exterior. Mas sim, investiu em uma reestilização leve que não trouxe grandes novidades para o modelo, que permanece obsoleto aos olhos do consumidor.

Talvez a má sorte da sexta-feira 13 seja revertida se o carro for reinserido no mercado brasileiro com novidades pertinentes e mais visíveis, como já disponível na nova Amarok, que ainda não chegou até aqui.

Chevrolet Cruze HB é mais um hatch médio assombrado pela sexta-feira 13

Chevrolet Cruze Sport6 RS Hatchback vermelho visto 3/4 de frente
Chevrolet Cruze Sport6 vai mal em vendas, mas produção se aproxima do fim.

Mesmo na primeira posição da lista de vendas de 2023 da Fenabrave na categoria hatches médios, o Chevrolet Cruze Sport 6 HB não se destaca. Somente 302 unidades foram vendidas neste ano, até agora. Isso representa cerca de 30 vendas por mês, o que é um número pouco significativo.

O Chevrolet Cruze já foi inclusive retirado do catálogo de produtos há alguns anos fora da América Latina. Mas no Brasil, o adiamento da morte do modelo é evidente, com a General Motors tendo confirmado somente em maio deste ano que o modelo será descontinuado até o fim de 2023.

A segunda geração do Cruze começou a ser fabricada na Argentina em 2016. Agora, com o fim da produção dele e da versão sedã, as linhas de produção dedicadas a eles passarão a produzir o SUV Tracker.

Sexta-feira 13 sobre a Audi: RS6 Avant é o segundo da marca nos menos vendidos

Audi RS6 Avant azul visto de frente, com dois adultos ao lado
Apesar da motorização potente, a perua milionária da Audi não conquistou os brasileiros

Para finalizar os modelos azarados, a má sorte da sexta-feira 13 atingiu também o Audi RS6 Avant. Com somente 28 novas unidades nas ruas pelo Brasil até o fim de setembro, o carro é um modelo esportivo de nicho, o que contribui para o baixo volume de vendas.

Além disso, a carroceria station-wagon, mais popularmente conhecida como perua, tem cada vez menos adeptos. Das carrocerias grandes, atualmente, as picapes e SUVs se destacam.

Não só a venda de pouco menos de três dezenas durante os primeiros nove meses do ano, tem grande influência do valor do carro. O modelo de luxo lançado por R$ 1,161 milhão não consegue adeptos e acaba ficando para trás nas vendas.

Apesar disso, é um veículo robusto com diversos atrativos aos adeptos desse segmento. Tem porta-malas que varia entre 565 e 1.680 litros de capacidade, com o banco traseiro rebatido, e tampa com abertura elétrica. Considerada a perua mais rápida do mundo, a nova geração tem motor V8 4.0 biturbo com 600cv e 81,6kgfm de torque. A aceleração até 100km/h é em incríveis 3,6 segundos e alcança 280km/h de velocidade máxima.