Todo motorista um dia (ou vários!) já teve dificuldade para encontrar uma vaga na rua para estacionar. E alguns, infelizmente, acabam parando naquelas vagas dedicadas às pessoas com deficiência ou idosos, não é mesmo? Para combater esse tipo de "espertinho", na Europa foi criado o robô reboque, um equipamento feito para remover carros que estão ocupando vagas indevidamente, ou seja, parados em estacionamento proibido.
A invenção é da empresa francesa Multitract, desenvolvedora de soluções para reboque de veículos. Em busca de eficiência para o manejo de veículos estragados, defeituosos ou estacionados em local proibido, desenvolveram soluções para facilitar o trabalho. Dentro da cartela de produtos, o robô reboque Eastract se destaca e funciona sem um operador, por meio de comando de rádio.
O conceito original foi criado em 2012 e foi patenteado pela empresa. A invenção é capaz de movimentar carros com peso de até 2,5 toneladas, o que possibilita o reboque sem necessidade de retirada de bagagens e carga, por exemplo. Além disso, devido ao seu tamanho compacto, de 3,5m x 1,8m x 1,28m, e o funcionamento sobre esteiras, é capaz de se mover em diferentes pisos, sobretudo onde os caminhões guincho convencionais não conseguem acessar.
Seja em estacionamentos, pátios ou mesmo na rua, o robô reboque é capaz de remover veículos danificados ou de motoristas infratores, mesmo que eles estejam trancados. Isso é possível, pois tem funcionamento como de uma empilhadeira, com plataforma que entra sob o carro para levantá-lo. Sem a necessidade de arrastar ou mover o automóvel previamente, o guincho alcança ângulo de até 17 graus para acessar as rodas e se move em 360 graus no próprio eixo para "manobrar.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!