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Renault prepara SUV derivado de compacto para 2024

Renault anuncia novo ciclo de investimentos que vai resultar em um novo SUV construído sobre a plataforma CMF-B equipado com motor 1.0 turbo

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Esboço da traseira do Dacia Sandero Stepway 2020
Esboço da traseira do Dacia Sandero Stepway 2020 Foto: Esboço da traseira do Dacia Sandero Stepway 2020

A Renault está preparando um novo SUV, daqueles derivados de um compacto, para voltar a se destacar no mercado brasileiro. O último ciclo de investimento dos franceses no Brasil serviu para atualizar a linha - como a chegada do motor 1.3 turbo para o Captur, Duster e Oroch, além da renovação do Kwid - mas o que virá a seguir terá mais cara de novidade.

Trata-se de um novo produto. A carroceria será de um SUV derivado de um compacto, como o Fiat Pulse ou o Volkswagen Nivus. A Renault acaba de anunciar um novo ciclo de investimentos no Brasil, sendo que um dos principais frutos será a produção da plataforma CMF-B na planta de São José dos Pinhais (PR).

Essa plataforma já é usada na Europa em modelos como o Renault Clio. Mas, o novo SUV que será fabricado no Brasil deve ter "carinha" de Dacia, que é seu braço romeno de veículos de baixo custo voltado para mercados emergentes. Então, espere algo como o porte de um Sandero Stepway, que já usa essa base em sua nova geração.

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Mas, calma que vai sobrar dinheiro para fazer mais. O novo aporte de R$ 2 bilhões também dará origem a um novo motor 1.0 turbo flex, fabricado no Paraná. Ao mesmo tempo que atende às demandas do mercado, um novo SUV compacto com motor turbo garante uma maior margem de lucro à Renault.

“Após a renovação da nossa gama atual ocorrida nos últimos dois anos, o nosso objetivo é a oferecer novos produtos nos segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Foco são modelos com maior valor agregado

A fala do presidente da Renault dá o tom de como a marca vai se posicionar no mercado brasileiro de agora em diante. O lançamento do novo SUV, provavelmente em 2024, é o começo disso. Modelos de volume e maior valor agregado serão o foco.

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É justamente a margem de lucro "magra" que deve tirar do nosso mercado a dupla Sandero e Logan. Esses modelos já foram protagonistas, quando tinham boa relação custo-benefício. Hoje, o veículo de entrada da Renault é o Kwid, o segundo mais barato do Brasil e que não figura nem entre os dez mais vendidos.

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Pode parecer que o posicionamento do Kwid, o "SUV dos compactos", destoe dessa estratégia da Renault. Porém, ao listar o que ele oferece, o preço inicial de R$ 64.690 deve garantir boa margem de lucro à Renault. Já o Duster, o que se espera depois da chegada desse SUV compacto é que o modelo ganhe uma nova geração bem mais sofisticada, o que poderia tirar o Captur da sua gama.

https://www.youtube.com/watch?v=aQ0jtj-gVCI