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Recall do sistema "antibeliscão" das janelas da linha Ford Super Duty

Mecanismo defeituoso nas janelas dianteiras deve ser consertado a partir de setembro deste ano

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A janela dianteira das picapes não reverte como deveria quando obstruída por objeto.
A janela dianteira das picapes não reverte como deveria quando obstruída por objeto. Foto: A janela dianteira das picapes não reverte como deveria quando obstruída por objeto.

Com a quantidade de inovações e tecnologias desenvolvidas para os veículos, fica-se à mercê da eventualidade de que alguma delas possa falhar. Mas mesmo aquelas mais antigas e que comumente equipam os carros e nós nem reparamos mais com tanta atenção podem apresentar erros de funcionamento. Foi o caso que gerou o recall da Ford e engloba algumas das caminhonetes da linha Super Duty, que tiveram defeito no sistema "antibeliscão" dos vidros da frente.

O sensor antiesmagamento das janelas do veículo é uma ferramenta de segurança e proteção para o motorista e passageiros essencial para evitar acidentes. E em caminhonetes tão grandes e imponentes quanto as da linha Super Duty da Ford, a segurança é um fator de extrema importância para se prezar desde os menores aspectos.

Pensando nisso, o recall da Ford convocou veículos afetados por falhas nos módulos dos vidros, que em caso de baixa energia, podem reiniciar com a janela em movimento e assim, não detectar possíveis obstáculos. É perigoso pois o vidro não reverte a direção automaticamente e isso potencializa o risco de lesões.

Recall da Ford abrange 1.339 veículos

O problema ocorreu pois, ao saírem de fábrica, os veículos estavam com o código errado. Mesmo com a afirmação da Ford de que o sistema "aprenderá" os limites para evitar obstáculos e voltará a perceber possíveis objetos no vão do vidro após dois ciclos, a montadora decidiu fazer o recall e evitar maiores complicações.

Caminhonete Ford Super Duty F-250 XLT preta vista de frente
Proprietários dos modelos afetados deverão entrar em contato com o telefone do serviço ao consumidor da Ford.

Apesar de a empresa ainda não ter conhecimento de acidentes ou ferimentos gerados por esta falha, foi identificado que 1.339 veículos foram afetados. A produção destes se deu entre 03 de janeiro de 2023 e 1º de março de 2023, ou seja, ainda é super recente.

As picapes - modelos Ford Super Duty F-250, F-350, F-450 e F-550 - serão consertadas sem custo, com uma atualização de software, a partir de setembro de 2023 na América do Norte.