UAI

Renault Oroch terá nova geração produzida na Argentina

Fabricante francesa vai investir 300 milhões de euros na produção da nova picape

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025 Foto: A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025

Com previsão de lançamento em 2024, a nova picape Renault Oroch será produzida na Argentina, na fábrica de Santa Isabel. A informação foi dada por José de Mendiguren, Secretário da Indústria e do Desenvolvimento Produtivo do Ministério da Economia do país platino.

"Ontem estive como Pablo Sibila, presidente da Renault [na Argentina], que me contou que estão com um projeto de 300 milhões de euros de investimento para a fabricação da picape Oroch de meia tonelada, que é de um segmento que é importado. Terá um componente de peças nacionais de 35% a 40%, e as exportações corresponderão a 65% da produção".

José de Mendiguren, Secretário da Indústria e do Desenvolvimento Produtivo (Ministério da Economia da Argentina)

Tendo em vista o investimento de 300 milhões de euros e a recente reestilização da picape, tudo indica que o plano da Renault é fazer uma segunda geração da Oroch. A mídia internacional já especula a chegada dessa nova geração e diz que o fabricante pretende fazer da picape um modelo global, alcançando mercados como África do Sul e Austrália.

Detalhes da picape

Construída a partir da plataforma CMF-B, a futura geração da Renault Oroch seguirá a nova identidade visual da marca, com linhas próprias, e não mais seguirá as linhas do Duster.

Não se fala ainda em eletrificação. O que se espera para o futuro modelo é o motor 1.3 TCe Turbo Flex, que já é oferecido na versão topo de linha da geração atual. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático CVT.

Há, entretanto, a chance da picape receber o propulsor 1.0 TCe Turbo Flex, que será produzido no Brasil a partir de 2024. 

Volante de um veículo Renault, com a marca da empresa no centro.
Renault pretende transformar a picape Oroch em um modelo global - Foto: Renault/Divulgação

A versão mais recente do veículo, a Oroch 2023, reestilizada na grade e no para-choque frontal, estreou no Brasil em abril de 2022. A caminhonete produzida em São José dos Pinhais (PR) possui duas opções de motor, 1.6 flex ou 1.3 turbo, sendo o primeiro com câmbio manual de seis marchas e o segundo automático CVT que simula oito velocidades. Os consumidores da Argentina têm a versão Outsider 4WD, que não existe por aqui.

A Renault emitiu uma nota sobre as declarações feitas pelo secretário argentino: 

"[...] A Renault Argentina informa que o projeto de desenvolver uma nova plataforma de produção em sua fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, não foi aprovado até o momento. Continuamos trabalhando para aprová-lo, através do qual impulsionará seu perfil exportador a partir de 2024, dando continuidade ao plano estratégico da Renaulution que a marca apresentou há dois anos".

O VRUM já avaliou a Renault Oroch 2023. Confira:

https://youtu.be/aQ0jtj-gVCI