UAI

Renault Oroch 2023 chega à Argentina com tração 4x4 (indisponível aqui)

Curiosamente, caminhonete é produzida no Brasil, mas restringe oferta da tração 4x4 ao país vizinho

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025
A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025 Foto: A Renault Oroch de nova geração deverá ser lançada em 2025

O mercado argentino só está recebendo a Renault Oroch 2023 agora, cerca de 5 meses depois do lançamento no Brasil. Porém, em compensação, os consumidores do país vizinho terão a versão Outsider 4WD, com tração 4x4, que não existe por aqui. Curiosamente, a caminhonete é produzida em São José dos Pinhais (PR) e exportada para lá com essa opção.

A tração 4x4 é associada a um câmbio manual de seis marchas e ao motor 1.3 turbo, que é justamente uma das novidades da Renault Oroch 2023. Na Argentina, esse propulsor é um pouco menos potente, já que consome apenas gasolina: desenvolve 163cv. No Brasil, com etanol, ele atinge 170cv, mas vem somente com tração dianteira e caixa automática do tipo CVT, unicamente na versão Outsider.

No mais, a Renault Oroch 2023 é idêntica tanto no Brasil quanto na Argentina, com uma reestilização que alterou principalmente a grade e o para-choque frontal. O modelo ainda exibe um novo painel no interior, que lembra bastante o da atual geração do Duster. Porém, ao contrário do SUV, que ganhou uma carroceria inédita, a caminhonete manteve o projeto de 2015.

O sistema de tração 4x4 da Renault Oroch 2023 é do tipo permanente e funciona sob demanda: na maior parte do tempo, a força se concentra nas rodas dianteiras; as traseiras são mais solicitadas quando há perda de contato com o solo, de maneira automática. Porém, o motorista dispõe de um seletor para ativar a função 4WD Lock, que mantém essa equação em 50% para cada eixo.

Na Argentina, tração 4x4 não é novidade da Renault Oroch 2023

Trata-se do mesmo sistema 4x4 que já equipava a Oroch desde 2016 na Argentina. Sim: por lá, a picape sempre contou com essa opção, nunca oferecida por aqui. Porém, anteriormente, a tração integral era associada a um motor 2.0 de aspiração natural, que saiu de linha.

No Brasil, a Renault até comercializou o Duster 4WD, mas somente na primeira geração, com o motor 2.0 em questão. Com a chegada do modelo atual ao mercado, em 2020, essa opção saiu do catálogo. Na época, o fabricante alegou que a demanda pelo sistema 4x4 era baixa a ponto de não justificar a oferta.

Já testamos a Renault Oroch 2023 (sem a tração 4x4): assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=aQ0jtj-gVCI