UAI

Nova lei exige CNH específica para pilotar carros superesportivos

Nova lei obrigará motoristas a realizarem curso de capacitação para pilotar carros esportivos

Publicidade
Projeto de lei aprovado na Austrália pretende reduzir o número de acidentes causados po superesportivos
Projeto de lei aprovado na Austrália pretende reduzir o número de acidentes causados po superesportivos Foto: Projeto de lei aprovado na Austrália pretende reduzir o número de acidentes causados po superesportivos

Pilotar carros esportivos pode ser uma tarefa emocionante, mas também muito perigosa. Isso porque veículos muito potentes demandam certas habilidades na direção para evitar perda de controle e acidentes graves. Pensando nisso, há um ano, a Austrália decidiu propor uma nova lei que exige dos motoristas a conclusão de um curso online para terem acesso á "nova CNH" que permite pilotar os superesportivos.

A nova lei surgiu na sequência de um acidente ocorrido em 2019, que provocou a morte da adolescente Sophia Naismith, de 15 anos, atropelada pelo condutor de um Lamborghini Huracán. O piloto perdeu o controle do carro e culpou o modo de direção esportiva do bólido, no qual são desativados os controles de tração e estabilidade do carro.

Como vai funcionar o projeto da nova CNH?

Ferrari Divulgação
A necessidade de licença será definida com base na relação peso-potência do veículo

Como dito acima, a nova licença, que o estado chamará de "Classe U", exigirá a conclusão de um novo curso online, atualmente em desenvolvimento, para permitir aos motoristas pilotarem veículos de alto desempenho. A CNH para quem já é habilitado tem como objetivo fazer com que quem compra ou vai dirigir um modelo de alta performance saiba o que está fazendo.

O então projeto de lei foi aprovado e a nova carteira de habilitação para superesportivos será obrigatória a partir de 1º de dezembro de 2024. O Estado australiano também anunciou restrições adicionais, incluindo multas de até 5 mil dólares australianos (R$ 16 mil) para motoristas que desabilitarem auxílios à direção, como controle de tração, controle de estabilidade, ABS ou frenagem automática de emergência.

Além das mudanças na CNH e a criação de novas multas, o estado também planeja aumentar a pena máxima de prisão por "direção imprudente" de 12 meses para até 7 anos.

Para definir quais veículos necessitam de licença para serem pilotados serão realizadas relações entre sua potência e peso e, caso ultrapasse os 370cv por tonelada, será necessária a nova CNH.