A Nissan anunciou o recall de 1.330 unidades do elétrico Leaf. A ação envolve unidades deste modelo produzidas no Reino Unido e Estados Unidos, e de ano/modelo 2018 a 2023. Confira no quadro abaixo as especificações detalhadas:
Modelo Chassi Fabricação País de origem Leaf SJNFAAZE1LA060556 –
SJNFAAZE1PA174303Abril/2019 – Outubro/2022 Reino Unido Leaf 1N4AZ1CP0JC314407 –
1N4AZ1CP9JC314423Junho/2018 Estados Unidos
Sendo assim, os proprietários das referidas unidades devem comparecer a alguma concessionária Nissan para que o veículo seja submetido ao reparo.
Por que a Nissan está realizando o recall?
Nas unidades do Leaf convocadas, a Nissan afirmou ter identificado um potencial problema o qual pode colocar em risco os ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Segundo a montadora, notou-se a possibilidade de ocorrência de um incremento de aceleração inesperado a cada acionamento do acelerador do veículo. Porém, essa condição só seria verificada em uma sequência específica de operações por parte do motorista: caso ele desligue o piloto automático adaptativo (ICC) e, imediatamente, modifique o modo de direção do Nissan Leaf.
Nesse caso, apesar de o freio continuar operando normalmente, a aceleração inesperada e brusca potencializa as chances de ocorrência de acidentes com danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos envolvidos.
Ainda como informou a Nissan, o reparo das unidades envolvidas no recall se baseará num procedimento de reprogramação do módulo de controle do veículo, não havendo a necessidade da substituição de nenhum componente do Leaf.
Aos proprietários contemplados pela ação, vale lembrar que o horário de atendimento nas concessionárias é das 8h às 18h, e o tempo estimado de reparo é de uma hora. Não haverá qualquer custo para o cliente.
Defeito também foi identificados em unidades dos EUA
Nos Estados Unidos, algumas unidades do Leaf EV fabricadas entre 2018 e 2023 também estão sujeitas ao mesmo defeito: aceleração de forma involuntária quando o motorista desliga o controle de cruzeiro (ACC).
No país norte-americano, no entanto, a Nissan identificou a falha um pouco antes, já que o recall foi anunciado por lá ainda em julho, no dia 21. Além disso, lá, muito mais unidades do modelo estão envolvidas: ao todo, 66.159.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas