Há quase duas décadas, um motor 1.6 equipado com turbocompressor e injeção direta, conhecido pela sigla THP (Turbo High Pressure), movimenta, no mundo inteiro, os carros mais sofisticados das marcas Peugeot e Citroën. Porém, após esse longo período de serviços prestados, tal propulsor deverá sair de linha em 2024.
Ocorre que o bom e velho THP não receberá atualizações para se adequar às novas normas de emissões estabelecidas pela fase L8 do Proconve, que entram em vigor em janeiro de 2025. Consequentemente, deixará o mercado até dezembro do ano que vem. Atualmente, no Brasil, ele equipa os SUVs Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus. As informações são da Mobiauto.
Nesse ponto, vale lembrar que o Grupo Stellantis produz, no Brasil, uma unidade 1.3 turbo da família FireFly, conhecido como T270, que desenvolve até 185cv de potência e 27,5kgfm de torque. Por sua vez, apesar da maior cilindrada, o 1.6 THP de Peugeot e Citroën rende 173cv e 24,5 kgfm. Além disso, é importado da França, o que aumenta os custos para o fabricante.
A ideia da Peugeot e da Citroën é justamente a de substituir o 1.6 THP pelo T270. Isso deve calhar, inclusive, com o lançamento da nova geração do 2008 no Brasil, que ocorrerá em meados do ano que vem. Assim, o SUV compacto já chegará ao mercado com o novo propulsor.
Já o caso do Citroën C4 Cactus é um pouco diferente. No lugar dele, a marca francesa planeja lançar um inédito SUV ao estilo cupê. Assim, sem sucessor direto no Brasil, esse modelo tem um destino nebuloso pela frente: pode ser que ele saia de linha junto com o motor THP, mas também existe a possibilidade de uma sobrevida, apenas nas versões equipadas com o propulsor 1.6 de aspiração natural.
Histórico do motor 1.6 THP de Peugeot e Citroën
O motor 1.6 THP é fruto de uma parceria do então Grupo PSA, formada por Peugeot e Citroën, com a BMW. Ele chegou ao mercado mundial em 2006 e teve variantes 1.4 e 1.6 de aspiração natural: essa família de propulsores recebeu o nome de Prince.
Entre as características técnicas desse propulsor, estão a construção total, de bloco e cabeçote, em alumínio. A BMW o utilizou por pouco tempo, apenas até 2013. Entretanto, na gama da Peugeot e da Citroën, o motor 1.6 THP equipou uma infinidade de veículos, inclusive no Brasil.
No Brasil
A chegada do motor 1.6 THP ao mercado nacional ocorreu em 2010, junto com o lançamento do Peugeot 3008 de primeira geração. Posteriormente, ele equipou outros modelos da marca, como o sedans 408 e 508, o hatch 308 e o cupê RCZ, além da versão esportiva GT do 208. Na linha Citroën, tal propulsor movimentou o C4 Lounge e os luxuosos modelos DS3, DS4 e DS5.