UAI

Brasil é o terceiro país com maior número de mortes no trânsito

Segundo a OMS, as mortes em decorrência de acidentes de trânsito configuram a oitava principal causa de óbitos no Brasil

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
1,35 milhão de pessoas morrem por ano no Brasil em função de acidentes no trânsito
1,35 milhão de pessoas morrem por ano no Brasil em função de acidentes no trânsito Foto: 1,35 milhão de pessoas morrem por ano no Brasil em função de acidentes no trânsito

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Status Report on Road Safety, revelou que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Nas primeiras posições estão a Índia e a China, respectivamente.

Essas mortes no trânsito em decorrência de acidentes veiculares configuram a oitava principal causa de óbito por aqui. São, aproximadamente, 1,35 milhão de vítimas por ano. 

Isso se deve, em grande parte, à negligência dos motoristas. Estes, muitas vezes, mesmo sabendo dos graves riscos, mantêm um comportamento agressivo ao volante, usam o celular ao dirigir, abusam do consumo de álcool e outras drogas, não respeitam as sinalizações de trânsito, procrastinam a manutenção mecânica de seus veículos, entre outros. Todos são fatores que contribuem para aumentar as mortes no trânsito.

A educação viária frente a redução das mortes no trânsito

A educação viária é aquela voltada ao incentivo de boas práticas no trânsito. Por isso, ela se torna extremamente importante para a mitigação dos acidentes e mortes no trânsito e, assim, para a promoção de um futuro com mais segurança.

Confira, abaixo, algumas orientações essenciais sobre o assunto:

Use sempre o cinto de segurança

O cinto de segurança garante a integridade física do condutor e dos passageiros em caso de acidentes no trânsito, evitando, muitas vezes, a morte dos indivíduos.

Por isso, como descrito no artigo 65/167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso desse apetrecho é obrigatório em todos os veículos automotores que percorrem vias urbanas, rodoviárias e rurais.

Respeite a velocidade e evite mortes no trânsito

Obedecer, sempre, aos limites de velocidade é essencial para um trânsito mais seguro e harmônico.

Os números, normalmente, são identificados por placas sinalizadoras nas áreas urbanas e na rede rodoviária também.

Não use o celular enquanto dirige

Falar ou mexer no celular ao volante é infração gravíssima, sujeita a multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o CTB.

Caso o uso seja urgente, o recomendado é estacionar em local permitido para, então, usar o aparelho.

Manutenção do veículo em dia ajuda a reduzir mortes no trânsito

Não adianta dirigir com responsabilidade se o carro não estiver em bom estado. Por isso, é essencial que o motorista realize inspeções veiculares regularmente para garantir o funcionamento normal e seguro dos veículos nas vias.

1,7 mil acidentes foram causados por falta de manutenção nos carros em 2022; saiba mais!

Outras dicas importantes para você reduzir os riscos ao volante

Além do que foi descrito acima, outras práticas também são fundamentais para se evitar os acidentes e mortes no trânsito. São elas:

  • Mantenha distância segura;
  • Mãos sempre ao volante;
  • Dirija com a máxima atenção;
  • Cuidado ao ultrapassar;
  • Priorize seu bem-estar e não dirija caso esteja sem condições físicas ou emocionais.

Confira o vídeo da Fundación MAPFRE sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito:

https://www.youtube.com/watch?v=CNkrDjCqU_4