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1,7 mil acidentes foram causados por falta de manutenção nos carros em 2022

A manutenção preventiva e a inspeção de segurança veicular são importantes para garantir a segurança e evitar acidentes no trânsito

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A manutenção preventiva é fundamental assim como a inspeção de segurança veicular
A manutenção preventiva é fundamental assim como a inspeção de segurança veicular Foto: A manutenção preventiva é fundamental assim como a inspeção de segurança veicular

Muitas pessoas pensam que a manutenção do carro só é necessária quando ele está com algum defeito. No entanto, os dados mostram que esse pensamento é perigoso: de janeiro a agosto de 2022, 1.770 acidentes, com 36 mortes no total, foram causados por veículos que estavam com algum tipo de problema mecânico (mesmo que não aparentemente).

Os números foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No mesmo período de 2021, foram registrados aproximadamente 1.800 sinistros e 34 óbitos.

Esse alto índice é resultado da negligência por parte de motoristas que banalizam ou procrastinam essa revisão preventiva de seus veículos. Sem os devidos cuidados, o automóvel acaba enfrentando falhas no meio das vias, obstruindo a dinâmica do trânsito e, assim, causando acidentes. 

Entre 2011 e 2020, por exemplo, mais de 59 mil acidentes ocorreram em decorrência de defeito mecânico, segundo o Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, publicado pela PRF. Desse número, 1.399 vidas foram perdidas.

Esse descaso por parte dos condutores quanto à manutenção do carro também é comprovado com dados. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), nos primeiros oito meses de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular.

De janeiro a agosto de 2021, o número foi ainda maior, com 259.118 infrações contabilizadas no país.

A inspeção de segurança também é importante

Além da manutenção do carro feita regularmente, a inspeção técnica de segurança veicular também é fundamental. Apesar de sua obrigatoriedade estar prevista no Código de Trânsito Brasileiro, ela, até hoje, não foi implantada no país pelas autoridades.

Atualmente, a inspeção só vem sendo aplicada de forma rígida em casos específicos, como quando o automóvel fez a conversão de combustível para gás natural veicular (GNV).

As avaliações são realizadas em Organismos de Inspeção acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Se aprovado, o veículo recebe um Certificado de Segurança Veicular (CSV).

De acordo com Aquiles Pisanelli, presidente da Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis), as reprovações mais recorrentes nas inspeções acontecem devido a falhas nos freios, no alinhamento de direção, na suspensão e na iluminação.

“A legislação exige que o motorista mantenha o veículo em boas condições para circular com segurança. Durante as inspeções, as reprovações mais recorrentes são de freios, alinhamento de direção, suspensão e iluminação, que somadas chegam a 30% dos veículos inspecionados. Por isso, é muito importante que cada indivíduo tenha consciência da necessidade de manter seu automóvel com a manutenção em dia para evitar acidentes”, completa.

 Aquiles Pisanelli

Pisanelli destaca, também, que essas instituições não são oficinas mecânicas. Elas são como laboratórios de análises clínicas. Dessa forma, nesses locais, os veículos são examinados de forma completa, por meio de padrões rígidos e profissionais qualificados, mas não são consertados em casos de defeitos. Para isso, os motoristas precisam ir às oficinas para a realização da manutenção do carro.

O Brasil tem mais de 400 Organismos de Inspeção

Distribuídos pelas regiões do país, existem mais de 400 Organismos de Inspeção, todos eles autorizados pelo Senatran e pelo Inmetro.

Confira a lista das instituições licenciadas no site do Inmetro, assim como nos sites dos principais Departamentos Estaduais de Trânsito.

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