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Jeep Compass é investigado devido a possível defeito no motor

Órgão de segurança viária dos Estados Unidos analisa casos de desligamento involuntário envolvendo o SUV

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Problema envolveu veículos fabricados em 2019 e 2020
Problema envolveu veículos fabricados em 2019 e 2020 Foto: Problema envolveu veículos fabricados em 2019 e 2020

O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão de segurança viária dos Estados Unidos, abriu uma investigação, em caráter preliminar, devido a um possível defeito no Jeep Compass. A ação ocorreu após reclamações de 15 proprietários: os motores dos veículos deles simplesmente desligaram repentinamente.

Em alguns casos, o problema ocorreu enquanto o veículo estava parado em semáforos. Porém, também há relatos de desligamento em pleno movimento. Quase todos os motoristas que passaram por esses incidentes conseguiram religar o motor, que voltou a responder normalmente. Contudo, pelo menos um proprietário não pôde mais dar a partida e precisou acionar o reboque.

Em todos os casos, surgiu um aviso no painel, alertando que a temperatura do fluido de arrefecimento estaria muito alta. Porém, as 15 unidades do Jeep Compass que apresentaram o defeito não sofreram, efetivamente, superaquecimento. Trata-se de um alarme falso, mas que imobiliza o motor para evitar danos.

Vários dos proprietários que passaram por essa situação levaram os veículos à rede autoiizada, mas o problema ainda não foi identificado. Eles se dizem preocupados e, inclusive, temem por acidentes em decorrência dos desligamentos. Se o NHTSA concluir que o problema ocorre em larga escala, a Jeep terá que convocar um recall para o Compass.

Jeep Compass nacional também apresenta o defeito?

Todos os problemas relatados nos Estados Unidos ocorreram com unidades do Jeep Compass produzidas entre 2019 e 2020. Naquele mercado, o SUV utiliza um motor 2.4, que o fabricante nunca utilizou no Brasil. Porém, até 2021, o modelo nacional era equipado com uma unidade 2.0 flex originário da mesma família, conhecida como Tigershark: muda apenas a medida do curso dos pistões.

Por aqui, até o momento, não há relatos de problemas semelhantes com o motor 2.0. Entretanto, no novo propulsor 1.3 turbo que equipa os SUVs Jeep Compass e Renegade, além da Fiat Toro, existem casos de necessidade de troca da bomba de óleo.

Já testamos o Jeep Compass com o novo motor 1.3 turbo: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=QcyTdGVteyg