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Temperatura ambiente elevada pode contribuir com superaquecimento do veículo

Quando chega o calor, aumentam as chances de o sistema de refrigeração que não recebe manutenção adequada apresentar superaquecimento. Cuide dele para ficar de cabeça fria

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De repente, você entra naquele engarrafamento e o ponteiro do sistema de refrigeração começa a subir e chega rapidamente à faixa vermelha. Para evitar que um superaquecimento obrigue a encostar o carro, chamar um reboque e chegar atrasado ao trabalho ou perder aquele compromisso importante, cuide bem do arrefecimento do seu veículo, que fica muito mais sensível na época de calor, com as temperaturas mais elevadas.

FUMAÇA BRANCA
Aquela fumaça que sai do motor quando o ponteiro de temperatura está lá nas alturas nada mais é do que um superaquecimento, provocado pelo desequilíbrio entre o calor produzido pelo motor e a capacidade de absorção pelo sistema de refrigeração. Ou seja, o sistema é responsável por absorver e dissipar o excesso de calor gerado pelo motor.

MENOS DESGASTE Alguns motoristas acham que, quanto mais frio o motor trabalhar, melhor é. Ledo engano. Os motores são projetados para operarem dentro de uma faixa de temperatura ideal, na qual sofrem menor desgaste, oferecem melhor rendimento e o óleo lubrificante fica com a viscosidade correta. Em temperaturas mais baixas, o desgaste das peças móveis é grande. Nas temperaturas muito altas, elas chegam a fundir.

CALOR COM CALOR Se o motor do seu carro superaquecer num local difícil de parar ou perigoso, o que fazer? Bom, para os veículos que têm sistema de aquecimento, existe uma medida paliativa (para chegar até um local seguro). Basta ligá-lo no ponto máximo da ventilação forçada. Quando o motorista liga este sistema, a água quente que sai do motor passa a circular também pelo “trocador de calor” (radiador) do sistema de ar-condicionado/aquecimento, para liberar calor para dentro do habitáculo, e sai com uma temperatura mais baixa para regressar ao bloco do motor, aumentando as chances de reduzir o superaquecimento.
 
CONTROLEA válvula termostática é responsável pelo controle da temperatura de operação do motor e, consequentemente, do sistema de refrigeração. Suas funções são: fazer com que o motor alcance o mais rápido possível a temperatura ideal de funcionamento e tornar mais uniforme a temperatura de trabalho do motor, evitando variações bruscas. Como este componente costuma emperrar, alguns mecânicos, por desconhecimento ou por comodismo, simplesmente o retiram. Com isso, o motorista acaba acreditando que está tudo bem, mas, na verdade, o motor do seu carro vai funcionar numa temperatura abaixo da ideal, aumentando o desgaste dos componentes móveis, o consumo de combustível e a poluição. O correto é substituí-la.

CEBOLÃO FAZ CHORAR Uma das peças do sistema de refrigeração tem o apelido de “cebolão” e pode fazer o motorista chorar, pois ela comanda a ventoinha (aquele ventilador que fica atrás do radiador) e, se não desempenhar direito este papel, o motor vai superaquecer. Para saber se isso está ocorrendo, deixe o motor funcionar por alguns minutos em marcha lenta. A ventoinha deve ser acionada antes que a temperatura suba acima do normal. Também é importante conferir a fiação e os contatos elétricos de comando do cebolão, assim como o motor elétrico de acionamento da ventoinha.

TEM QUE TER ADITIVO De algumas décadas para cá, os motores não usam apenas água no sistema de refrigeração, pois operam numa faixa de temperatura mais elevada. Eles precisam de uma mistura de água e aditivo (à base de etileno glicol), na proporção indicada pelo manual do fabricante do veículo. Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição e tem propriedades antioxidante e anticongelante. Se a proporção não estiver correta, o motor pode superaquecer em caso de trânsito lento, ar-condicionado ligado, subidas de serra etc. O sistema deve ser limpo e sua água trocada em média a cada 30 mil quilômetros. Compre apenas produtos de qualidade, para evitar problemas de superaquecimento e corrosão interna das câmaras de água. Confira o nível de água do reservatório de expansão pelo menos uma vez a cada 15 dias.

PRESSURIZADO Os sistemas de refrigeração trabalham “pressurizados”, ou seja, com uma pressão interna maior do que a externa (ambiente). Isso evita que a água ferva a 100 °C, formando bolhas que vão prejudicar o funcionamento da válvula termostática, do cebolão e da bomba d’água. A peça responsável pela manutenção da pressão correta é a tampa do reservatório, que dispõe de uma válvula que se abre quando a pressão é muito alta. Não abra a tampa com o motor quente, pois o vapor pode causar queimaduras. Se tiver que abrir, espere esfriar um pouco e faça-o bem devagar, de modo que a pressão caia lentamente.

ÓLEO TAMBÉM REFRIGERA
Muita gente pensa que o óleo tem apenas a função de lubrificar. Errado, ele também desempenha a função de refrigerar o motor. E essa tarefa se torna ainda mais fundamental nos propulsores mais modernos, que operam em temperaturas bem mais elevadas. Portanto, cuide bem do lubrificante, trocando-o de forma correta.

JUNTA QUEIMADA
Em alguns casos, o superaquecimento é causado por uma junta de cabeçote queimada, que provoca perda de água e despressurização do sistema.