A Jaguar acaba de lançar o carro elétrico de corrida I-TYPE 6, que deverá competir na Fórmula E a partir do ano que vem. Trata-se do primeiro carro da modalidade eletrificada que apresenta motores traseiros e dianteiros, podendo atingir a velocidade máxima de 320km/h.
"A 9ª temporada está preparada para ser a temporada mais competitiva e emocionante até o momento, com um carro de corrida novo e totalmente elétrico, o Jaguar I-TYPE 6. O nosso novo designer de equipe transformou o carro em uma obra de arte, em harmonia com nossa visão moderna de luxo para a Jaguar”
James Barclay, diretor da Jaguar TCS Racing.
O carro de corrida da Jaguar foi equipado com um novo sistema de regeneração de 250kW na parte frontal e de 350kW na traseira, dobrando a capacidade regenerativa em relação ao modelo Gen2 e removendo a necessidade de freios traseiros convencionais.
- Jaguar F-Pace 2021 chega ao Brasil com novidades, a partir de R$ 463.750
- Jaguar F-Type ganha edição limitada BRG
I-TYPE 6 assume compromisso ambiental da montadora
O novo modelo de carro de corrida lançado mata no peito o compromisso da Jaguar de cessar emissões de poluentes. A 'Jaguar TCS Racing', nome da equipe que compete na Fórmula E, está entrando na temporada de 2023 com a classificação de três estrelas (a mais alta possível) nas avaliações de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A marca pretende se tornar totalmente elétrica a partir de 2025, com zero emissões de escape. Como parte da estratégia "Reimagine" criada pela empresa, a Jaguar ainda pretende alcançar zero carbono líquido em toda a cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039.
Fórmula E
A temporada de 2023 da Fórmula E terá 17 corridas no total, divididas em 12 etapas, em diversas partes do mundo. Uma das novidades será a corrida realizada em São Paulo, no dia 25 de março, que promete ser uma das mais especiais da nona edição do torneio.
Em 2022, a Jaguar TCS Racing terminou em quarto lugar na classificação das equipes, com sete pódios, quatro vitórias, uma pole position, uma volta mais rápida e 231 pontos marcados – a maior conquista de pontos da equipe até o momento. O neozelandês Mitch Evans terminou a temporada passada como vice-campeão, com Sam Bird em 13º lugar geral na classificação dos pilotos.
- Você conhece o canal do Vrum no YouTube? Assista o vídeo de Boris Feldman no Salão de Paris de 2022.
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!