UAI

Gol Last Edition chega à Colômbia equipado com motor 1.6

Enquanto o Gol Last Edition foi lançado no Brasil apenas com motor 1.0 de 84cv, Volkswagen foi mais generosa com os colombianos

Publicidade
Visual da série de despedida é o mesmo para todos os mercados
Visual da série de despedida é o mesmo para todos os mercados Foto: Visual da série de despedida é o mesmo para todos os mercados

Os colecionadores vão ficar indignados com esta. O Gol Last Edition foi lançado na Colômbia trazendo sob o capô um motor 1.6 a gasolina, enquanto o vendido no Brasil vem equipado com motor 1.0 flex. Para ambas as motorizações o câmbio é manual de cinco marchas.

Enquanto esse motor 1.6 de 8 válvulas tem potência de 99cv a 5.250rpm e torque de 14,4kgfm aos 2.500rpm, o 1.0 flex de três cilindros desenvolve até 84cv e 10,3kgfm (quando abastecido com etanol). Porém, para além dos números, o motor utilizado no Brasil é mais moderno. Tanto que esse motor 1.6 8V não atende as nossas normas atuais de emissões, motivo pelo qual, à época, toda a linha Volkswagen precisou adotar o motor 1.6 16V.

Ficha técnica do Gol Last Edition vendido na Colômbia.
Ficha técnica do Gol Last Edition vendido na Colômbia

Gol Last Edition é mais barato na Colômbia

Outro ponto que pode deixar os colecionadores bravos é o fato do Gol Last Edition ser vendido na Colômbia por 72,590 milhões de pesos colombianos, que corresponde a quase R$ 80 mil na conversão direta. Porém, mesmo fabricado no Brasil, a série de despedida foi vendida por aqui pela quantia de R$ 85.990.

Motor 1.0 usado no Brasil é mais econômico

A grande vantagem do Gol Last Edition equipado com motor 1.0 é o menor consumo de combustível. Abastecido com etanol, o consumo é de 9,4km/h na cidade e 10,7km/l na estrada. Com gasolina, o número aumenta para 13,7km/l em trânsito urbano e 15,2km/l na rodovia.

Não obtivemos o consumo do Gol Last Edition com motor 1.6 a gasolina vendido na Colômbia, mas certamente não são melhores que o 1.0 tricilíndrico. Quando era comercializado no Brasil, esse motor 1.6 8V flex rendia ao Gol 7,7km/h na cidade e 9km/l na estrada, enquanto com gasolina o consumo era de 11,2km/l em trânsito urbano e 13km/l na rodovia.

Tem mais algumas diferença?

No visual, no Brasil e na Colômbia o Gol Last Edition tem carroceria pintada em vermelho Sunset, com faixas pretas nas laterais e no painel traseiro. As rodas são em liga leve de 15 polegadas. O interior tem costuras vermelhas nos bancos, portas, volante e coifa do câmbio. O painel traz a numeração da unidade.

No conteúdo, o Gol Last Edition oferece em ambos os mercados central multimídia com espelhamento do smartphone, direção com assistência hidráulica, volante com regulagem de altura e distância, dois airbags, Isofix, sensor traseiro de estacionamento, retrovisores com ajuste elétrico e ar-condicionado.

https://www.youtube.com/watch?v=QwAsaO6Uadk