A Volkswagen tem em sua Garagem de Clássicos dois exemplares que nunca chegaram às ruas. O Volkswagen BY foi pensado como um modelo de entrada baseado no Gol, enquanto o Volkswagen VEMP era um jipinho militar. Vamos conhecer melhor esses modelos?
Volkswagen VEMP
O Volkswagen VEMP foi projetado para participar de uma licitação do Exército Brasileiro no início dos anos 1970. O nome é a sigla de "Veículo Militar Protótipo", tendo sido construídos dois protótipos.
Entre as características exigidas do veículo para participar da licitação, o Exército exigia capacidade todo terreno, tração nas quatro rodas e capacidade para carregar 500 quilos de carga.
O Volkswagen VEMP foi construído sobre chassi, tendo a carroceria em aço com linhas retas, o que é comum em utilitários. A tração é traseira, com caixas de redução nas rodas, mas a tração dianteira podia ser acionada sob demanda por uma alavanca localizada ao lado do câmbio.
A suspensão dianteira usa barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi. O motor escolhido foi o tradicional 1600 resfriado a ar. O modelo lembra alguns veículos da Gurgel, que usavam chassi e mecânica Volkswagen.
Veículo preservado na Garagem de Clássicos é um sobrevivente
Porém, apesar da tentativa, o Volkswagen VEMP não foi aprovado pelo Exército. Dos dois protótipos construídos, acredita-se que um deles tenha sido desmontado.
O outro protótipo, o que está na Garagem de Clássicos da Volkswagen, teve uma vida mais louca e produtiva. Deixado na fábrica da Anchieta (SP), o veículo passou a ser utilizado internamente. Aliás, isso faz lembrar um pouco a origem da Kombi, disponível aqui.
Aos poucos, o Volkswagen VEMP foi sendo descaracterizado, tendo ganhado outra pintura e rodas de liga leve, perdendo o visual militar. O veículo era usado para puxar carretinhas de peças.
Porém, quando sua relevância histórica foi reconhecida, o modelo passou por uma profunda restauração. Como haviam poucas informações sobre o projeto, o processo de reconstrução foi feito a partir de fotografias de época.
Entre as modernizações estão o uso dos bancos dianteiros do Fox e o motor 1.6 da Kombi. Mas, o resultado ficou maravilhoso, e o modelo foi preservado da ruína. Por enquanto, a Garagem de Clássicos da Volkswagen não está aberta a visitação pública, mas a marca está estudando essa possibilidade.
Volkswagen BY
Outro veículo único disponível na Garagem de Clássicos da Volkswagen é o Volkswagen BY. A ideia é que esse fosse um modelo de entrada da marca. Porém, o projeto foi abandonado em 1987, e a unidade guardada foi a única que restou do desenvolvimento.
A traseira do Volkswagen BY, com vidro amplo e lanternas pequenas, é bastante agradável e moderna. Porém, visto de frente, com a dianteira do Gol quadrado (até a coluna B), o visual do modelo é muito desproporcional.
A própria Volkswagen reconhece que o design pouco harmônico foi umas das causas do cancelamento do projeto. A marca aponta como uma das causas de manter essa dianteira, a necessidade de utilizar o motor AP 1600 da Família BX (Gol, Voyage, Parati e Saveiro). Até fazer parte do acervo da Garagem de Clássicos da Volkswagen, o veículo ficou esquecido na Anchieta.
Compacto está no acervo da Garagem de Clássicos da Volkswagen
Porém, o projeto trazia algumas inovações, como o banco traseiro deslizante, para aumentar o volume do porta-malas quando não havia passageiros atrás. Esse recurso foi utilizado no Fox, em 2003.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
O para-brisa era colado à carroceria, que é o padrão atual de construção. Já a suspensão traseira tinha pontos de ancoragem diferentes dos do Gol, visando não interferir no banco traseiro.
Essa solução técnica tornaria o custo de produção do Volkswagen BY muito elevado, e foi mais um fator que impediu seu lançamento. A proximidade do lançamento da Autolatina (joint venture firmada com a Ford na nossa Região) foi a pá de cal no projeto.
- Volkswagen errou feio ao relançar o Voyage em 2008