UAI

Encontro de carros antigos homenageia Clube do Fusca de Belo Horizonte

Evento promete reunir diferentes modelos Volkswagen com motor refrigerado a ar

Publicidade
Encontro provovido pelo Clube do Fusca de Belo Horizonte em 2011, em Betim: agremiação promoveu vários eventos de antigomobilismo ao longo de 19 anos
Encontro provovido pelo Clube do Fusca de Belo Horizonte em 2011, em Betim: agremiação promoveu vários eventos de antigomobilismo ao longo de 19 anos Foto: Encontro provovido pelo Clube do Fusca de Belo Horizonte em 2011, em Betim: agremiação promoveu vários eventos de antigomobilismo ao longo de 19 anos

Um encontro de carros antigos promete despertar saudosismo e emoção neste domingo (21). O evento, que é organizado pelo Clube de Amigos Fusqueiros (CAF), homenageará o Clube do Fusca de Belo Horizonte, que encerrou as atividades no último mês de fevereiro. O ponto de encontro é o chamado Parque Linear, área verde na divisa entre a capital mineira e o município de Nova Lima, na região do bairro Belvedere, às 9h30.

Os organizadores reunirão, além de Fuscas, outros carros antigos com mecânica Volkswagen refrigerada a ar: são os chamados Aircooleds, do termo em inglês. Vários veículos com esse tipo de mecânica fizeram sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns dos mais famosos são Karmann Ghia, Brasilia e Kombi, entre outros.

O Clube do Fusca de Belo Horizonte movimentou os entusiastas do modelo por cerca de 19 anos, entre maio de 2003 e fevereiro de 2022. Durante as quase duas décadas, a agremiação procurou preservar e difundir a história do Fusca e dos veículos dele derivados, promovendo vários eventos de antigomobilismo.

Sobre o Volkswagen Fusca

Até hoje, o Fusca é o automóvel mais produzido do mundo a partir do mesmo projeto: nada menos que 21,5 milhões de unidades foram fabricadas em diferentes países. Outros modelos, como o Golf, da própria Volkswagen, e o Toyota Corolla, superaram esses números, mas somando diferentes gerações, que têm pouco em comum sob o ponto de vista técnico.

No Brasil, a Volkswagen produziu cerca de 3,1 milhões de unidades do Fusca, em dois períodos distintos: de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996. O modelo liderou, em vendas, o mercado nacional por mais de duas décadas, entre os anos de 1959 e 1982. Não é de admirar, portanto, que até hoje existam tantos entusiastas do simpático carrinho.

O VRUM já dirigiu um Fusca 1971 Martini Racing: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=AHizWquVkAE&t=1s