UAI

Dodge Charger "morre" em 2023, mas renasce elétrico e sem deixar de ser excitante

Modelo sairá de linha em 2023, mas a marca apresentou um conceito elétrico que antecipa o que vem por aí em sua linha de veículos esportivos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Visual foi inspirado no Charger Daytona de 1969, o primeiro Nascar a alcançar as 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h)
Visual foi inspirado no Charger Daytona de 1969, o primeiro Nascar a alcançar as 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h) Foto: Visual foi inspirado no Charger Daytona de 1969, o primeiro Nascar a alcançar as 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h)

Muitos já choram pela morte dos Dodge Charger, assim como do icônico Chalenger,. Se a existência desses herdeiros dos muscle cars não faz sentido sem motores potentes, barulhentos e beberrões, os atuais limites de emissões de gases de efeito estufa já não permitem tamanha soberba.

Carros elétricos: impacto na rede de energia será inferior a 3%

Mas, existe todo um trabalho para tentar manter esses carros vivos. Um bom exemplo é o Dodge Charger Daytona SRT Concept, um veículo conceito apresentado para acalantar os corações de quem já sofre pela aposentadoria do modelo, marcada para 2023. Aliás, esse estudo é uma amostra do que os esportivos da marca serão em um futuro próximo, com o primeiro modelo sendo lançado já em 2024.

Ronco "de verdade" no motor elétrico?

O desempenho do trem de força elétrico não foi revelado, mas a Dodge garantiu que ele supera todos os demais da era da combustão interna. O sistema elétrico de 800V do veículo conceito é chamado de Banshee. A transmissão envolve tração integral e um câmbio que realmente varia as relações, não apenas para "domar" a grande oferta de potência do motor, mas também para dar uma sensação de transição de marchas em alta velocidade.

Curte o mundo automotivo? Então, confira o canal do VRUM no Youtube

Claro que um elétrico não produz o mesmo ronco de um motor a combustão. Para tentar trazer essa emoção ao motorista, o som do Dodge Charger Daytona SRT Concept não será simulado por uma caixinha de áudio, mas por um conjunto de câmaras onde o ar se desloca e pode atingir os 126 decibéis, um ruído tão ignorante quanto o de um Challenger Hellcat.

Dodge Charger Daytona SRT Concept tem visual clássico

O visual do conceito é retrô, baseado no Charger Daytona 1969. O modelo foi o primeiro Nascar a atingir as 200 milhas por hora, algo em torno de 320 km/h. As linhas são típicas de um muscle car clássico. Há anos o Charger não enchia tanto os olhos como nesta carroceria.

O interior é chocante, a começar pela luz ambiente de LED que envolve os ocupantes. O quadro de instrumentos digital tem 16 polegadas, enquanto a tela do multimídia tem 12 polegadas. Os bancos do Dodge Charger Daytona SRT Concept são esportivos e também individuais para os passageiros de trás. Outro destaque é o teto translúcido.

https://www.youtube.com/watch?v=c_o_Or2cb-0