UAI

Carros elétricos: impacto na rede de energia será inferior a 3%

Cálculo realiza uma projeção para o ano de 2035, quando a frota de EVs já teria atingido mais de 5 milhões de veículos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Bolt é o primeiro de uma série de elétricos que vão chegar nos próximos anos
Bolt é o primeiro de uma série de elétricos que vão chegar nos próximos anos Foto: Bolt é o primeiro de uma série de elétricos que vão chegar nos próximos anos

Caso o Brasil siga a tendência global de aumento contínuo de carros elétricos circulando, a expectativa é de que, já em 2035, a frota de EVs seja composta por cerca de 5,5 milhões de automóveis. É isso o que indica um estudo encomendado pela General Motors junto à consultoria Kearney. 

Se a estimativa for cumprida, essa frota de carros elétricos será responsável, em 2035, por um consumo entre 2% e 3% de toda a energia elétrica do país. Esse índice seria semelhante ao de outros países da América do Sul, como o Chile e a Colômbia. 

Segundo Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos GM América do Sul, é importante ressaltar que aproximadamente quatro em cada cinco usuários de carros elétricos costumam recarregar as baterias de seus veículos em casa, durante à noite. Nesse período, o consumo de energia é menor, pois trata-se do momento em que boa parte das pessoas repousam, indústrias param e os comércios fecham. 

Glaucia pontuou, também, que há um próximo passo na evolução desse cenário: 

“E o próximo passo na evolução será que este tipo de automóvel poderá fornecer energia para alimentar residências e a própria rede elétrica em horários de pico, por exemplo, reduzindo ainda mais o risco de sobrecarga no sistema, mesmo com uma frota mais numerosa de EVs em circulação pelo Brasil”.

Glaucia Roveri

Segmento elétrico em ascensão

O segmento dos carros 100% elétricos é o que mais cresce globalmente. Só em 2021, ele representou mais de 7% das vendas de automóveis e comerciais leves no mundo.

Esse crescimento pode ser explicado pelo fortalecimento de políticas voltadas à redução de emissões, pelo maior conhecimento acerca dos benefícios dos carros zero emissão e pelo aumento no preço dos combustíveis.

Ao mesmo tempo, a maior oferta de carros elétricos e a redução da diferença de preço em relação aos demais tipos de automóveis têm motivado, também, o aumento da compra de EVs.

Carros elétricos têm mesmo consumo que eletrodoméstico

Se o tanque de um carro tradicional a combustão se baseia pela quantidade de litros que cabem dentro dele, no caso de um EV mede-se a capacidade de sua bateria em armazenamento de energia elétrica, em kWh (quilowatt-hora).

O valor de uma recarga completa de um veículo elétrico é uma grande dúvida entre as pessoas. Quanto a isso, é interessante comparar o consumo de energia de um EV com o de um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico, já que os preços de energia elétrica são variáveis a depender da localidade e da hora do dia.

O Chevrolet Bolt EV, por exemplo, tem bateria de 66kWh e roda, de acordo com o ciclo WLTP (mais urbano), em média, 459 quilômetros com uma carga completa. Isso significa que, "para encher todo o tanque" desse modelo da Chevrolet, gasta-se, aproximadamente, a mesma quantidade de energia que uma geladeira dessas mais eficientes de tamanho intermediário consome mensalmente.

Ao mesmo tempo, para rodar com o Bolt EV, com média nacional de 1.200 quilômetros por mês – 40 quilômetros por dia –, o consumidor gasta cerca de 170kWh de energia para carregar a bateria do carro. Essa é a mesma quantidade necessária para deixar um computador de mesa ligado durante todo o mês.

Já comparando o Chevrolet Bolt EV com um automóvel com motor flex de porte e conteúdo semelhantes, também observa-se vantagens no primeiro. Isso porque, considerando o preço médio atual da energia, da gasolina e do etanol, num trajeto misto (urbano e rodoviário), pode-se concluir que o custo por quilômetro rodado do carro elétrico é cerca de quatro vezes menor que o a combustão.

Eletrificação é o futuro

A Chevrolet já anunciou, recentemente, que tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, com uma completa linha de carros elétricos. Dentre eles, estão o o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV, além do novo Bolt EV. 

Com uma visão de futuro traduzida pelo lema “Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento”, a GM promete se tornar neutra em carbono até 2040. Para concretizar esse plano, a fabricante já afirmou que investirá US$ 35 bilhões no desenvolvimento de 30 carros elétricos e autônomos até 2025.

Você conhece o Caoa Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil? Assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=qt2gowkBTv8&t=223s

Qual é o carro elétrico mais barato do Brasil?

Caoa Chery iCar, vendido a partir de R$ 144.990.