No Brasil, o Renault Stepway já ficou no lugar do Sandero. E agora, ao que tudo indica, a nova geração desse aventureiro está prestes a chegar aqui.
É que foi flagrado em Curitiba, a "casa" da Renault no Brasil, o novo Dacia Stepway. O veículo foi flagrado em testes por um seguidor do perfil GeSSner Motors (@gessnermotors), mas com uma frente levemente diferente.
O modelo é destinado a mercados emergentes, como a Àfrica e a América do Sul (incluindo o Brasil, onde a linha Dacia recebe a logomarca da Renault). É possível que o veículo, ao invés de ser chamado de Stepway, adote um novo nome nestes mercados, passando, assim, a ser um produto novo, se distanciando do Sandero.
Com o modelo, Renault terá melhores margens de lucros
Com o Sandero virando o Novo Stepway, um crossover supostamente mais caro, a Renault (ou Dacia), terá uma operação mais lucrativa tanto aqui quanto nos demais países emergentes.
Ao mesmo tempo, a tendência de troca de carros populares por modelos de maior valor agregado se mantém com o Logan virando o Taliant X ou algo similar. Dessa forma, a conversão do sedã em um fastback altinho poderá resultar em um novo concorrente para o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus.
Sobre o novo Stepway
O Stepway flagrado, que deve chegar em breve por aqui, possui plataforma modular CMF-B e motor 1.0 turbo, com potência na casa dos 120cv e torque aproximado de 17kgfm.
Além disso, o crossover será equipado com câmbio CVT Xtronic, o que garantirá uma performance econômica, com bom torque em baixa.
Ao que tudo indica, o novo Stepway irá compor a gama de cinco modelos da Renault com base na plataforma CMF-B, que contará com as novas gerações de Duster e Oroch, além do SUV Bigster.
No Brasil, o novo Duster deverá chegar em 2024, enquanto a nova Oroch, um pouco depois. Por fim, o Bigster deverá estrear aqui em 2025.
O VRUM já testou a picape Renault Oroch 2023; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!