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Sedans têm consumo menor que hatches: duvida? Pois veja você mesmo

Essa diferença tem explicação: entenda porquê ela ocorre

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Atualmente, teor de etanol na gasolina é de 27%
Atualmente, teor de etanol na gasolina é de 27% Foto: Atualmente, teor de etanol na gasolina é de 27%

Que os SUVs gastam mais combustível que os carros mais baixos, o leitor do VRUM já sabe. Esse resultado, comprovado pelos números Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, não chega a ser surpresa: afinal, tais veículos têm maior área frontal e peso mais elevado, devido à altura da carroceria. Mas você sabia que os hatches também tendem a ter consumo mais alto que os sedans?

Nesse caso, a diferença é menor, mas também se faz presente, novamente segundo o PBEV. O que causa algum espanto é que modelos derivados do mesmo projeto, de maneira geral, têm área frontal semelhante, sendo que os sedans tendem a ter peso maior que o dos hatches: então, por que eles têm consumo maior?

Ocorre que, apesar de a área frontal ser o ponto de maior resistência aerodinâmica, todo o veículo sofre atrito com o atmosfera quando está em movimento. Inclusive na parte traseira da carroceria, onde o fluxo de ar gera uma zona de baixa pressão: quanto maior ela for, maior será o arrasto. E é justamente isso que explica a tal desvantagem dos hatches em relação aos sedans, no que diz respeito ao consumo.

Aerodinâmica beneficia o consumo dos sedans

O engenheiro mecânico Erwin Franieck, mentor de tecnologia da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), explica melhor essa questão: ele compara a carroceria dos sedans a uma gota, forma natural cuja aerodinâmica beira a perfeição.

"A carroceria do sedan tem um formato mais próximo ao de uma gota, o que favorece a passagem do ar."

Erwin Franieck, mentor de tecnologia da SAE Brasil

Cabe destacar ainda que, como o arrasto aumenta exponencialmente com a velocidade, essa vantagem no consumo dos sedans costuma ser mais significativa em trajetos rodoviários. "Na cidade não há grande diferença, pois o veículo roda mais devagar. Mas, na estrada, a partir de uns 80km/h, o efeito aerodinâmico torna-se notável", sintetiza Franieck

Por outro lado, em se tratando de modelos derivados do mesmo projeto, a diferença de peso entre os hatches e os sedans é muito pequena: geralmente, não passa de algumas dezenas de quilos. Assim, nesses casos, o fator aerodinâmico acaba sendo predominante para o consumo.

Consumo de hatches e sedans segundo o Inmetro

Basta conferir as tabelas do PBEV para constatar que a teoria tem grandes efeitos práticos. Os números revelam que, de modo geral, os sedans gastam, sim, menos combustível, principalmente na estrada. O VRUM tomou como base hatches e sedans baseados no mesmo projeto, com especificações idênticas de motor e câmbio.

1- Chevrolet Onix 1.0

Chevrolet Onix Plus LT 2022 vermelho de frente estacionado em rua arborizada
Chevrolet Onix Plus tem consumo menor que o hatch na maioria das aferições

ConsumoOnix LT 1.0Onix Plus LT 1.0
Etanol cidade9,39,3
Etanol estrada11,412
Gasolina cidade13,313,5
Gasolina estrada16,517,4

2- Chevrolet Onix 1.0 turbo

Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo At6 modelo 2020 azul de frente no asfalt. Modelo está entre os carros mais baratos do Brasil
Chevrolet Onix hatch gasta mais também nas versões com motor turbo

ConsumoOnix LTZ 1.0 Turbo AT6Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT6
Etanol cidade8,48,4
Etanol estrada10,412,2
Gasolina cidade11,912,3
Gasolina estrada15,116,8

3- Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze Sedan Midnight e Hatch Sport6 RS 2022
Sedan da linha Cruze tem consumo menor que o hatch tanto na estrada quanto na cidade

ConsumoCruze HatchCruze Sedan
Etanol cidade6,87,1
Etanol estrada9,29,7
Gasolina cidade10,110,5
Gasolina estrada13,113,9

4- Fiat Argo e Cronos 1.0

Fiat Cronos Drive 1.0 cinza de frente
Outro sedan que tem consumo bem menor que o do hatch da gama é o Cronos 1.0

ConsumoArgo Drive 1.0 Cronos Drive 1.0
Etanol cidade9,39,9
Etanol estrada10,311,3
Gasolina cidade13,413,8
Gasolina estrada14,616

5- Fiat Argo e Cronos 1.3

Fiat Argo automático 2023 vermelho de frente em movimento.
Argo "modelo 2023"bebe" mais que o Cronos também com motor 1.3

ConsumoArgo Drive 1.3 CVTCronos Drive 1.3 CVT
Etanol cidade8,99,3
Etanol estrada10,611
Gasolina cidade12,813,3
Gasolina estrada14,615

Já testamos o Fiat Argo Drive 1.3 CVT: assista ao vídeo!

https://youtu.be/QY3sfQFPxwo

6- Honda City

Honda City 2023 hatch e sedan em movimento
Linha City passou a ter um hatch a partir do ano passado

ConsumoCity Hatch EXL 1.5City Sedan EXL 1.5
Etanol cidade9,19,2
Etanol estrada10,510,5
Gasolina cidade13,313,1
Gasolina estrada14,815,2

7- Hyundai HB20 1.0

Hyundai HB20 e HB20S Série Especial Copa do Qatar.
Números de consumo do HB20 e do HB20S são muito próximos

ConsumoHB20 Limited 1.0HB20S Limited 1.0
Etanol cidade9,69,4
Etanol estrada10,410,4
Gasolina cidade13,313,2
Gasolina estrada14,614,8

8- Hyundai HB20 1.0 turbo

Hyundai HB20S; para matéria de carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023.
Tendência de equilíbrio no consumo se mantém nas versões turbo

ConsumoHB20 Platinum 1.0 TGDI AT6HB20S Platinum 1.0 TGDI AT6
Etanol cidade8,38,3
Etanol estrada9,99,9
Gasolina cidade11,711,6
Gasolina estrada13,914,3

9- Toyota Yaris

Toyota Yaris 2022 hatch e sedan em movimento
Tendência de consumo menor nos sedans se repete na gama Yaris

ConsumoYaris hatch 1.5Yaris Sedan 1.5
Etanol cidade8,78,9
Etanol estrada9,810,5
Gasolina cidade12,212,9
Gasolina estrada13,914,7

10- Volkswagen Polo e Virtus

8f1fe44c volkswagen virtus 2024 170 tsi manual frente
Virtus é exceção à regra e 'bebe' mais que o Polo

ConsumoPolo 170 TSI manualVirtus 170 TSI manual
Etanol cidade9,69,2
Etanol estrada10,511,3
Gasolina cidade1413,5
Gasolina estrada16,415,9

Por que sedan da Volkswagen tem consumo maior que o hatch?

O Virtus foi exceção à regra e "bebeu" mais que o Polo na maioria das situações, inclusive na estrada, com gasolina. Qual é o motivo? Provavelmente, essa reversão na lógica do consumo ocorreu porque, entre todos os modelos pesquisados, este sedan é o único que tem um entre-eixos bastante alongado em relação ao hatch: são 2,651m, ante 2,566m.

Consequentemente, o modelo tem um acréscimo maior de peso. No caso das versões 170TSI equipadas com câmbio manual, o Virtus pesa 1.161kg, e o Polo, 1.112kg: são exatos 59kg, de diferença, valor que já equivaleria a mais um ocupante a bordo.