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SUVs são mais beberrões, sim: a gente pode provar!

Números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular comprovam que os SUVs consomem mais que hatches e sedans, tomando por base veículos com características técnicas semelhantes

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Carroceria mais pesada e menos aerodinâmica dos SUVs resulta em maior consumo
Carroceria mais pesada e menos aerodinâmica dos SUVs resulta em maior consumo Foto: Carroceria mais pesada e menos aerodinâmica dos SUVs resulta em maior consumo

Quem acompanha o VRUM já deve saber das desvantagens dos SUVs em relação a veículos com carrocerias mais baixas, como hatches e sedans. Uma desses contras é o consumo de combustível mais alto, justamente devido à altura elevada desses modelos, que implica em maior peso e em menor aerodinâmica. E é muito fácil comprovar tal prejuízo: basta olhar os números!

Consumo dos SUVs quase sempre é mais elevado

Com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, o VRUM fez um comparativo de consumo dos SUVs com hatches e sedans de características técnicas semelhantes. Na relação, entraram apenas veículos que compartilham tanto a arquitetura quanto o conjunto de motor e câmbio. Confira:

1- Chevrolet: Tracker x Onix

Na linha de SUVs da Chevrolet, o mais acessível é o Tracker: atualmente, ele é o líder de vendas desse segmento no Brasil. A mecânica, formada por motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, e a plataforma, batizada de GEM, são compartilhadas com a gama Onix. Os números mostram que, apesar dessas similaridades, o hatch e o sedan são mais econômicos em todas as situações.

ConsumoTracker LTZ 1.0 Turbo AT6Onix LTZ 1.0 Turbo AT6Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT6
Etanol cidade7,78,48,4
Etanol estrada9,510,412,2
Gasolina cidade11,211,912,3
Gasolina estrada13,415,116,8

2- Caoa Chery: Tiggo 5X x Arrizo 6

O Tiggo 5X e o Arrizo 6 ilustram muito bem como os SUVs tendem a consumir mais combustível que os sedans. De acordo com a tabela do PBE, o primeiro "bebe" significativamente mais todas as situações: e olha que o segundo é maior tanto em comprimento quanto em entre-eixos. Ambos são equipamentos com motor 1.5 turbo e câmbio CVT.

ConsumoTiggo 5X ProArrizo 6 Pro
Etanol cidade6,97,4
Etanol estrada8,19,2
Gasolina cidade9,910,6
Gasolina estrada11,513,4

3- Fiat: Pulse x Argo e Cronos

Uma das últimas fabricantes a entrar no segmento de SUVs foi a Fiat. O primeiro produto da marca italiana nessa categoria foi o Pulse, que, na verdade, está mais para crossover: afinal, compartilha não só a plataforma, mas várias chapas da carroceria com o Argo. Apesar disso, é mais "beberrão" que o hatch na maioria das aferições, e perde também para o sedan da gama, o Cronos.

ConsumoPulse Drive 1.3 CVTArgo Drive 1.3 CVTCronos Drive 1.3 CVT
Etanol cidade98,99,3
Etanol estrada10,310,611
Gasolina cidade12,812,813,3
Gasolina estrada1414,615

Quer saber mais sobre o Fiat Argo com câmbio CVT, que é o carro automático mais barato do Brasil? Então, assista ao vídeo!

https://youtu.be/QY3sfQFPxwo

4- Honda: HR-V x City

Outra gama que ilustra bem como os SUVs podem consumir mais combustível que hatches e sedans é a da Honda. No caso, o HR-V tem menor eficiência energética que o City em todas as circunstâncias, apesar do compartilhamento da plataforma, do motor 1.5 de aspiração natural e do câmbio automático do tipo CVT.

ConsumoHR-V EXL 1.5City Hatch EXLCity Sedan EXL
Etanol cidade8,89,19,2
Etanol estrada9,810,510,5
Gasolina cidade12,713,313,1
Gasolina estrada13,914,815,2

5- Hyundai: Creta x HB20

Até que o Creta surpreendeu e, de acordo com o PBE, obtém um consumo urbano de gasolina ligeiramente inferior ao da linha HB20. Porém, perde para os irmãos nas demais aferições: na estrada, tanto o hatch quanto o sedan abrem vantagem significativa. Os números são relativos às versões equipadas com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas.

ConsumoCreta PlatinumHB20 PlatinumHB20S Platinum
Etanol cidade8,28,38,3
Etanol estrada8,99,99,9
Gasolina cidade1211,711,6
Gasolina estrada12,213,914,3

6- Nissan: Kicks x Versa

Quando o assunto é desempenho comercial, o Kicks abre grande vantagem em relação ao Versa. Porém, em consumo, o quadro se inverte: o sedan mostra superioridade absoluta em relação ao hatch, principalmente em trajetos rodoviários. Os dois modelos da Nissan têm motor 1.6 de aspiração manual e câmbio CVT.

ConsumoKicks Sense CVTVersa Sense CVT
Etanol cidade7,87,9
Etanol estrada9,510,2
Gasolina cidade11,411,5
Gasolina estrada13,814,7

7- Peugeot: 2008 x 208

Atualmente, o 208 e o 2008 não estão compartilhando a plataforma. É que o primeiro ganhou uma nova geração em 2020, que utiliza a arquitetura CMP, enquanto o segundo só deve se atualizar no fim deste ano e, assim, permanece, por enquanto, com a base PF1.

Portanto, excepcionalmente nesse caso, a tabela traz os números de consumo das duas safras do hatch: de qualquer modo, ambas são superiores ao SUV. Mas o motor 1.6 aspirado é sempre o mesmo, bem como a caixa automática de seis marchas.

Consumo2008 1.6 AT6208 1.6 AT6 (atual)208 1.6 AT6 (antigo)*
Etanol cidade7,67,77,7
Etanol estrada8,69,19,3
Gasolina cidade1111,111
Gasolina estrada12,412,913,2

*Dados da tabela de 2019 do PBE

8- Renault: Stepway x Logan

O Stepway nasceu como uma versão aventureira do Sandero, mas ganhou status de modelo distinto. E, aliás, até sobreviveu ao "irmão", que saiu do mercado. Assim, a rigor, ele é um crossover, mas, tal qual o Fiat Pulse, acaba atuando entre os SUVs. E, seguindo a lógica desses veículos, tem consumo mais alto que o do sedan Logan. Os números dizem respeito às versões 1.0 com câmbio manual de cinco marchas.

ConsumoStepway 1.0Logan 1.0
Etanol cidade9,39,6
Etanol estrada9,39,8
Gasolina cidade1313,6
Gasolina estrada13,714,4

9- Toyota: Corolla Cross x Corolla Sedan

Os modelos médios da Toyota compartilham muitas coisas, inclusive o nome. As configurações Cross e sedan do Corolla têm mecânica idêntica: ela associa um motor 2.0 de aspiração natural ao um câmbio automático do tipo CVT. A plataforma é a TNGA, na variante C para o SUV da gama.

ConsumoCorolla Cross GRS 2.0Corolla GRS 2.0
Etanol cidade8,28,3
Etanol estrada99,8
Gasolina cidade11,711,9
Gasolina estrada1314,2

Com motorização híbrida, SUV também tem consumo mais alto

Como a Toyota também disponibiliza um sistema híbrido para a gama Corolla, foi possível comparar os números de consumo do Cross com o sedan também com esse tipo de motorização. Os dois veículos conciliam uma unidade 1.8 flex a combustão a um motor elétrico, com caixa do tipo CVT. Os números novamente indicam maior consumo para os SUVs, principalmente na estrada.

ConsumoCorolla Cross XRX HybridCorolla Altis Hybrid
Etanol cidade11,811,8
Etanol estrada9,710,5
Gasolina cidade17,817,9
Gasolina estrada14,715,4

10- Volkswagen: T-Cross e Nivus x Virtus

Entre todos os modelos dessa relação, os SUVs da Volkswagen foram os que se saíram melhor em relação a um sedan com características técnicas semelhantes. T-Cross e Nivus apresentaram pequena vantagem sobre o Virtus no consumo urbano, mas perderam, por margem um pouco maior, no rodoviário. Todos esses modelos têm motor o 1.0 turbo 200 TSI, câmbio automático de seis marchas e plataforma MQB.

Cabe esclarecer que o Polo não entrou na tabela porque utiliza, atualmente, uma versão um pouco menos potente do motor 1.0 turbo, denominada de 170 TSI. Essa configuração mecânica, por sua vez, não equipa nem o T-Cross nem o Nivus. Assim, o hatch não está em total equidade com os SUVs no que diz respeito às características técnicas.

ConsumoT-Cross 200 TSINivus 200 TSIVirtus 200 TSI
Etanol cidade8,38,38,2
Etanol estrada1010,110,4
Gasolina cidade1212,111,8
Gasolina estrada14,414,215