Que os SUVs gastam mais combustível que os carros mais baixos, o leitor do VRUM já sabe. Esse resultado, comprovado pelos números Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, não chega a ser surpresa: afinal, tais veículos têm maior área frontal e peso mais elevado, devido à altura da carroceria. Mas você sabia que os hatches também tendem a ter consumo mais alto que os sedans?
Nesse caso, a diferença é menor, mas também se faz presente, novamente segundo o PBEV. O que causa algum espanto é que modelos derivados do mesmo projeto, de maneira geral, têm área frontal semelhante, sendo que os sedans tendem a ter peso maior que o dos hatches: então, por que eles têm consumo maior?
Ocorre que, apesar de a área frontal ser o ponto de maior resistência aerodinâmica, todo o veículo sofre atrito com o atmosfera quando está em movimento. Inclusive na parte traseira da carroceria, onde o fluxo de ar gera uma zona de baixa pressão: quanto maior ela for, maior será o arrasto. E é justamente isso que explica a tal desvantagem dos hatches em relação aos sedans, no que diz respeito ao consumo.
Aerodinâmica beneficia o consumo dos sedans
O engenheiro mecânico Erwin Franieck, mentor de tecnologia da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), explica melhor essa questão: ele compara a carroceria dos sedans a uma gota, forma natural cuja aerodinâmica beira a perfeição.
"A carroceria do sedan tem um formato mais próximo ao de uma gota, o que favorece a passagem do ar."
Erwin Franieck, mentor de tecnologia da SAE Brasil
Cabe destacar ainda que, como o arrasto aumenta exponencialmente com a velocidade, essa vantagem no consumo dos sedans costuma ser mais significativa em trajetos rodoviários. "Na cidade não há grande diferença, pois o veículo roda mais devagar. Mas, na estrada, a partir de uns 80km/h, o efeito aerodinâmico torna-se notável", sintetiza Franieck
Por outro lado, em se tratando de modelos derivados do mesmo projeto, a diferença de peso entre os hatches e os sedans é muito pequena: geralmente, não passa de algumas dezenas de quilos. Assim, nesses casos, o fator aerodinâmico acaba sendo predominante para o consumo.
Consumo de hatches e sedans segundo o Inmetro
Basta conferir as tabelas do PBEV para constatar que a teoria tem grandes efeitos práticos. Os números revelam que, de modo geral, os sedans gastam, sim, menos combustível, principalmente na estrada. O VRUM tomou como base hatches e sedans baseados no mesmo projeto, com especificações idênticas de motor e câmbio.
1- Chevrolet Onix 1.0
Consumo Onix LT 1.0 Onix Plus LT 1.0 Etanol cidade 9,3 9,3 Etanol estrada 11,4 12 Gasolina cidade 13,3 13,5 Gasolina estrada 16,5 17,4
2- Chevrolet Onix 1.0 turbo
Consumo Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT6 Etanol cidade 8,4 8,4 Etanol estrada 10,4 12,2 Gasolina cidade 11,9 12,3 Gasolina estrada 15,1 16,8
3- Chevrolet Cruze
Consumo Cruze Hatch Cruze Sedan Etanol cidade 6,8 7,1 Etanol estrada 9,2 9,7 Gasolina cidade 10,1 10,5 Gasolina estrada 13,1 13,9
4- Fiat Argo e Cronos 1.0
Consumo Argo Drive 1.0 Cronos Drive 1.0 Etanol cidade 9,3 9,9 Etanol estrada 10,3 11,3 Gasolina cidade 13,4 13,8 Gasolina estrada 14,6 16
5- Fiat Argo e Cronos 1.3
Consumo Argo Drive 1.3 CVT Cronos Drive 1.3 CVT Etanol cidade 8,9 9,3 Etanol estrada 10,6 11 Gasolina cidade 12,8 13,3 Gasolina estrada 14,6 15
Já testamos o Fiat Argo Drive 1.3 CVT: assista ao vídeo!
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6- Honda City
Consumo City Hatch EXL 1.5 City Sedan EXL 1.5 Etanol cidade 9,1 9,2 Etanol estrada 10,5 10,5 Gasolina cidade 13,3 13,1 Gasolina estrada 14,8 15,2
7- Hyundai HB20 1.0
Consumo HB20 Limited 1.0 HB20S Limited 1.0 Etanol cidade 9,6 9,4 Etanol estrada 10,4 10,4 Gasolina cidade 13,3 13,2 Gasolina estrada 14,6 14,8
8- Hyundai HB20 1.0 turbo
Consumo HB20 Platinum 1.0 TGDI AT6 HB20S Platinum 1.0 TGDI AT6 Etanol cidade 8,3 8,3 Etanol estrada 9,9 9,9 Gasolina cidade 11,7 11,6 Gasolina estrada 13,9 14,3
9- Toyota Yaris
Consumo Yaris hatch 1.5 Yaris Sedan 1.5 Etanol cidade 8,7 8,9 Etanol estrada 9,8 10,5 Gasolina cidade 12,2 12,9 Gasolina estrada 13,9 14,7
10- Volkswagen Polo e Virtus
Consumo Polo 170 TSI manual Virtus 170 TSI manual Etanol cidade 9,6 9,2 Etanol estrada 10,5 11,3 Gasolina cidade 14 13,5 Gasolina estrada 16,4 15,9
Por que sedan da Volkswagen tem consumo maior que o hatch?
O Virtus foi exceção à regra e "bebeu" mais que o Polo na maioria das situações, inclusive na estrada, com gasolina. Qual é o motivo? Provavelmente, essa reversão na lógica do consumo ocorreu porque, entre todos os modelos pesquisados, este sedan é o único que tem um entre-eixos bastante alongado em relação ao hatch: são 2,651m, ante 2,566m.
Consequentemente, o modelo tem um acréscimo maior de peso. No caso das versões 170TSI equipadas com câmbio manual, o Virtus pesa 1.161kg, e o Polo, 1.112kg: são exatos 59kg, de diferença, valor que já equivaleria a mais um ocupante a bordo.