Há 20 anos, o Citroën C3 chegava ao Brasil para dar início a uma história memorável. Foram três gerações, muitas vendas e diversos corações conquistados – de uma clientela fiel! Agora, o modelo está comemorando o seu vigésimo aniversário e, para fazer jus a essa longa e admirável trajetória, nada melhor do que uma breve homenagem relembrando as origens do modelo.
A primeira geração do Citroën C3
O Citroën C3 estreou no mercado brasileiro em maio de 2023, sendo produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Nesta primeira geração, o modelo, estreando na subcategoria dos "compactos premium", nascia como uma inspiração do 2CV, carro responsável por motorizar a França no pós-guerra e um dos modelos mais famosos da Citroën.
De início, o carro chamou a atenção pelo seu visual arredondado e nada agressivo, que agradava bastante o público feminino da época. Vale lembrar que essa imagem de "carro feminino" ia de encontro a uma sociedade dos primórdios dos anos 2000, com fortes traços machistas.
Para desconstruir essa ideia e, inclusive, atrair mais o público masculino, o Citroën C3, em meados de 2008, recebeu um facelift. No Brasil, a reestilização aconteceu para deixar o modelo com um aspecto mais robusto. A grade pintada na cor da carroceria foi substituída, então, por uma nova em preto e com moldura cromada.
Sob o capô, o Citroën C3 trazia motor 1.4 8 válvulas ou 1.6 16 válvulas na versão GLX. Na segunda configuração, a Exclusive, a motorização vinha mais forte.
A segunda geração
Lançada em 2012, a segunda geração do Citroën C3 chegou com um visual bastante diferente. Apesar de a silhueta continuar arredondada, os faróis tinham formato novo, assim como a grade foi deslocada para baixo, ficando junta do para-choque.
A motorização manteve a opção 1.6 16 válvulas, mas o motor 1.4 8 válvulas foi substituído pelo 1.5, o qual, mais tarde, perdeu lugar para o mais moderno 1.2 de três cilindros.
O novo Citroën C3
Na terceira geração, o novo Citroën C3, lançado em agosto do ano passado, recebeu novo visual inspirado em SUVs. Para tanto, o carro apresenta boa altura (18cm) em relação ao solo e capô elevado.
A parte frontal também foi completamente renovada. Os Chevrons do emblema centralizado na grade se alongam aos extremos do veículo, separando os faróis principais, embaixo, e as luzes diurnas afiladas em cima.
Outra novidade marcante no novo Citroën C3 2023 é o uso do motor 1.0 Firefly, que equipa as versões de entrada do modelo, sempre associado ao câmbio manual de cinco velocidades. Ele gera potência máxima de 75cv e 10,7kgfm de torque máximo, números obtidos com etanol no tanque. Esse motor é o mesmo que equipa os Fiat Argo e Cronos, e o Peugeot 208.
Já as versões intermediárias e topo de linha trazem o motor 1.6 16V da família EC5 com potência máxima de 120cv e 15,7kgfm. Ele pode ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais. O motor 1.6 16V também equipa os Peugeot 208 e 2008.
Confira, agora, alguns fatos importantes – e curiosos – sobre o Citroën C3 de terceira geração:
- Novo C3 tem uma cabine ampla e espaçosa, com elevada posição de dirigir;
- O porta-malas de 315 litros (padrão VDA) é o maior do segmento;
- O peso da direção varia conforme o uso do carro, ficando leve durante manobras e firme em altas velocidades;
- Modelo foi um dos primeiros carros nacionais a receber luzes de condução diurna (DRL) com LEDs;
- C3 vem de fábrica com controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa;
- Modelo teve ação publicitária inovadora no metaverso, que permitiu aos jogadores do mundo inteiro conhecerem de perto o veículo e até guiá-lo no mundo virtual;
- Citroën oferece uma gama com mais de 50 acessórios para o C3, como pedaleiras, luz ambiente, capas para banco, redes de bagagem, rodas de liga leve e adesivos para a carroceria;
- O Polo Industrial da Stellantis de Porto Real (RJ) é responsável pelo abastecimento do Citroën C3 em diversos países da América do Sul.
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