A passagem do ciclone extratropical pelo Sul do país provocou estragos em várias cidades do estado de Santa Catarina (SC), entre a noite de quarta-feira (12) e quinta-feira (13). As rajadas de vento chegaram a 147km/h em Bom Jardim da Serra, na Serra. Em todo o estado, telhados e árvores foram arrancados e moradores tiveram prejuízos. Além disso, há registros de mortos e feridos em consequência do fenômeno.
Um vídeo gravado em Chapecó, maior cidade do Oeste de Santa Catarina, mostra um objeto invadindo o trânsito e atingindo um veículo na tarde de quarta-feira. No mesmo vídeo é possível ver um motociclista sendo arrastado pelas rajadas de vento. Nessa região, as rajadas de vento passaram dos 80km/h.
Além dos carros e motos, caminhões também sofreram com o ciclone
A força dos ventos do ciclone atingiu também os veículos pesados que circulavam no Sul do país. Em Garuva, no Norte de Santa Catarina, dois caminhões tombaram e outros foram flagrados balançando com a força dos ventos. Nos vídeos a seguir é possível ver os veículos sendo movimentados, enquanto outro tem a lona de proteção destruída pela ventania.
Ainda na Serra, a água que mina nas pedras acabou sendo jogada para cima pelo vento, que também assustou outros motoristas de caminhões.
Os passageiros de um trem também foram atingidos
Outro grupo prejudicado pelo ciclone foi de passageiros de um trem da Serra Verde Express. Segundo a empresa, 943 passageiros ficaram 10 horas presos dentro do trem na Serra do Mar, no Paraná. O grupo havia saído às 8h30 de quinta-feira (13), da capital Curitiba com destino a Morretes.
A interrupção do trajeto aconteceu a aproximadamente 15 quilômetros do destino final. Ainda segundo a empresa, a paralisação foi necessária devido à presença de galhos e árvores nos trilhos do trecho restante. O percurso foi finalizado às 21h.
- Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir outras dicas do mundo automotivo: