UAI

Chevrolet Silverado: tudo que já sabemos sobre a rival da Ford F-150 e da Ram 1500

Grande e sofisticada, caminhonete terá preço na casa de meio milhão de reais

Publicidade
Versão High Country, a mais sofisticada da gama, é a que virá para o Brasil
Versão High Country, a mais sofisticada da gama, é a que virá para o Brasil Foto: Versão High Country, a mais sofisticada da gama, é a que virá para o Brasil

O segmento de caminhonetes full-size, que até pouco tempo contava apenas com os modelos da gama Ram 1500, ficou concorrido em 2023. No primeiro semestre, chegou a Ford F-150. Nas próximas semanas, será a vez da Chevrolet Silverado estrear no Brasil, completando um trio que domina o mercado dos Estados Unidos. Em relação às rivais, a nova picape tem muitas semelhanças, mas também distinções.

Preço da Chevrolet Silverado

Por enquanto, a Chevrolet ainda não revelou os preços da Silverado. Porém, consumidores que se cadastraram para participar da pré-venda da caminhonete estão recebendo mensagens do fabricante, conforme revelou o perfil  BF///MS. Esses compradores ainda ganharão, sem custo adicional, uma capota elétrica para a caçamba. Ao menos para esses clientes, já há um valor definido.

  • Preço da Chevrolet Silverado: R$ 519.990 (valor informado para clientes cadastrados na pré-venda)

Esse valor pode mudar até o lançamento oficial, mas, ainda que isso ocorra, não deve se afastar muito do patamar de R$ 500 mil. Vale lembrar que, conforme a Chevrolet já confirmou, a versão a ser comercializada no Brasil será a top de linha High Country. A picape será importada do México e trazida em pequenas quantidades ao Brasil.

Quando será o lançamento da Chevrolet Silverado?

A Chevrolet vai apresentar a Silverado ao público brasileiro na Expointer, feira agropecuária que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro em Esteio (RS). Ao mesmo tempo, entre os dias 29 e 31 de agosto, ocorrerá a apresentação da caminhonete à imprensa.

Motor V8 menos potente que o das concorrentes

Assim como as duas caminhonetes rivais, a Chevrolet Silverado também terá motor V8 a gasolina. No caso, um 5.3 que, em outros mercados, gera 360cv e 53kgfm. Os números de potência e torque, portanto, deverão ser discretamente menores que os da concorrência. Para efeito de comparação, o 5.0 da Ford F-150 desenvolve 405cv e 56,7kgfm, enquanto o 5.7 da Ram 1500 entrega 400cv e iguais 56,7 kgfm.

No mais, o conjunto mecânico é bem parelho ao das demais picapes do segmento, com câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com diferentes modos de condução. Para reduzir o consumo, o V8 pode trabalhar com apenas alguns dos cilindros em situações de baixa demanda de potência. É bom que realmente surta efeito, já que o tanque, de 91l, é menor que o das rivais.

Maior caçamba da categoria

Caçamba de 1.781 litros de capacidade  da Chevrolet Silverado High Country
Com 1.370 litros de volume, caçamba é maior que a das caminhonetes concorrentes

Se, por um lado, a Chevrolet Silverado é ligeiramente inferior às concorrentes em relação à potência, por outro, leva vantagem, também discreta, na caçamba. De acordo com o fabricante, o compartimento de carga tem 1.781 litros de capacidade volumétrica, ante 1.370l da Ford F-150 e 1.200l da Ram 1500.

A caçamba conta também com protetor, tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, além de 12 ganchos internos para amarração e de tomada 220V. Há ainda uma câmera de alta definição para acompanhar a carga. O fabricante já antecipou que oferecerá acessórios como divisor e capota rígida com acionamento elétrico para o compartimento de carga.

A Chevrolet ainda não informou informações sobre a capacidade de carga da Silverado, mas esse número deverá ficar em patamar semelhante ao das caminhonetes concorrentes, na casa dos 700kg. Outro dado que ainda aguarda confirmação é capacidade de reboque: por enquanto, o fabricante afirma somente que a picape terá recursos para puxar barcos ou trailers mais longos.

Conectividade

A central multimídia da Chevrolet Silverado tem uma tela de 13,4 polegadas, o que a torna a maior da categoria. O sistema consegue se conectar ao perfil digital do usuário para importar informações da nuvem, permite consultar a inteligência artificial e interage com residências "inteligentes".