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Ford F-150: brutamontes tem tecnologia e muito desempenho

Recheada de equipamentos, caminhonete é uma compra extravagante e cara: custa mais de meio milhão de reais

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Versão Platinum traz acabamentos cromados na grade dianteira, nos retrovisores e nas maçanetas
Versão Platinum traz acabamentos cromados na grade dianteira, nos retrovisores e nas maçanetas Foto: Divulgação
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

Um veículo com preço na casa de meio milhão de reais, definitivamente, não é uma compra racional. Tais modelos estão mais para brinquedões de adultos (endinheirados), com muito desempenho, conforto e recursos eletrônicos. No caso da caminhonete Ford F-150 2023 na versão Platinum, avaliada, há um elemento a mais nessa fórmula: brutalidade.

 

A picape é um verdadeiro brutamontes no trânsito urbano, graças ao corpanzil de 6 metros de comprimento por 2m de altura. As dimensões fazem o motorista se sentir num caminhão, olhando os SUVs e demais picapes, literalmente, por cima.

 

Mas o habitat natural desse bichão são as estradas e a zona rural: o público alvo, inclusive, é o empresariado do agronegócio. Afinal, ela acaba ficando desajeitada na cidade. E haja vaga para estacionar a Ford F-150! Manobrá-la só não é um martírio devido aos sensores dianteiros e traseiros e ao sistema de visão em 360 graus: há câmeras até na caçamba e sob o para-choque dianteiro.

 

A brutalidade continua no que diz respeito ao desempenho, graças ao motor 5.0 V8 a gasolina. Trata-se da mesma unidade que equipa o esportivo Ford Mustang, mas com outro acerto eletrônico, para priorizar a distribuição de torque: são 56,7kgfm, além de 405cv de potência.

 

Grandalhona acelera forte

 

Motor 5.0 V8 a gasolina da Ford F-150 Platinum 2023
Motor de V8 de 405 cv faz da Ford F-150 a picape mais potente do mercado brasileiro

 

Esses números, claro, dão desempenho muito bom à Ford F-150. É até surpreendente ver as mais de duas toneladas e meia da caminhonete arrancando com tamanha agilidade. A performance não chega a ser de carro esportivo, mas é até exagerada para uma picape. Felizmente, os freios, com discos ventilados nos dois eixos, estão à altura das acelerações.

 

Mas o caso é que a atmosfera a bordo induz a uma condução confortável. Mesmo em alta rotação, o agradável ronco do motor V8 entra com discrição na cabine. E o câmbio de 10 marchas, ao mesmo tempo que faz o giro cair pouco nas trocas, atua com suavidade: botõezinhos na alavanca permitem a operação sequencial. Já a direção, elétrica, é levíssima em manobras, sem ficar "boba" em alta velocidade.

 

O rodar também é surpreendentemente confortável: apesar da suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a Ford F-150 absorve bem as irregularidades do piso. Em curvas, o conjunto, que inclui braços sobrepostos na dianteira, consegue conter a rolagem da carroceria, mas o enorme peso e o centro de gravidade elevado logo se fazem lembrar.

 

Tração 4x4 e reduzida

 

O conjunto mecânico inclui ainda tração 4x4, com opção de distribuição fixa ou variável entre os eixos, além de reduzida. Há ainda quatro modos de condução específicos para terrenos difíceis: Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rock Crawl. Os demais são Normal, Eco, Esportivo e Rebocar/Transportar.

 

A F-150, claro, se sente à vontade na terra, mas o entre-eixos muito longo, de 3,69m (maior que um Renault Kwid ou um Fiat Mobi) acaba prejudicando o ângulo de rampa (que não é informado pela Ford): isso ficou evidente quando a caminhonete raspou a seção central em uma ondulação durante um percurso off road.

 

Ford F-150 Platinum 2023 azul de traseira em movimento
Ford importa a F-150 dos Estados Unidos

 

Ford F-150 Platinum 2023 azul de frente em movimento
Faróis full-LED são direcionais

 

Ford F-150 Platinum 2023 azul de traseira em movimento
Picape tem quase 6 metros de comprimento

 

Ford F-150 Platinum 2023 azul de frente estacionado
Rodas de 20 polegadas tês acabamento cromado

 

Ford F-150 Platinum 2023 azul de traseira estacionado
Na traseira, outro elemento cromado interliga as lanternas

 

Consumo da Ford F-150

 

Uma picape enorme, pesada e equipada com um motor V8 a gasolina não tem como ser econômica. Porém, dentro das expectativas, até que os resultados não foram tão exagerados: nas mãos do VRUM, o consumo da Ford F-150 foi de 5,6km/l na cidade e de 8,2km/l na estrada (veja os números do Inmetro na ficha técnica). O tanque, de 369 litros, permite uma autonomia de mais de 1.100km.

 

Interior da Ford F-150

 

Ao se abrir a porta da Ford F-150, um estribo desce automaticamente para permitir a entrada. A primeira constatação a bordo é que a caminhonete não é grande apenas por fora: o interior também é enorme. Os bancos dianteiros são enormes e apoiam perfeitamente o corpo.

 

Entre eles, o descansa-braço oculta um enorme porta-objetos, cuja tampa pode virar uma mesinha para colocar laptop. Para fazer isso, basta bascular, por meio de um botão, a alavanca do câmbio. De quebra, há entradas USB e tomada de energia para plugar eletrônicos no console, que inclui ainda porta-garrafas.

 

No banco traseiro, há espaço suficiente para que três adultos se acomodem sem aperto algum. Ali, até mesmo os mais altos conseguem esticar as pernas. E não faltam difusores de ar dedicados, portas USB e tomada para os ocupantes da segunda fileira.

 

Banco traseiro da Ford F-150 Platinum 2023
Banco traseiro tem espaço de sobra, mas não acomoda bem as coxas dos ocupantes

 

Banco traseiro rebatido da Ford F-150 Platinum 2023
Assento pode ser rebatido

 

Ponto negativo é o assento muito baixo, que faz com que as coxas dos ocupantes fiquem em posição desconfortável, sem apoio: trata-se de um mal típico de picapes construídas sobre chassi. Mas cabe destacar que, embaixo dele, há outro enorme porta-objetos, que ainda pode ser rebatido junto com o assento e formar um vão livre para grandes volumes.

 

Por sua vez, o acabamento da Ford F-150 é digno de carro de luxo. Os bancos exibem forração em material que simula couro, enquanto o painel e as forrações das portas mesclam suede, espuma injetada e imitação de madeira.

 

Em ergonomia, mais aplausos para a Ford F-150. Banco, coluna de direção e até os pedais têm regulagens elétricas, que permitem que motoristas de todos os biotipos encontrem a posição correta. A visibilidade é boa, ajudada pelo recorte na base dos vidros das portas dianteiras. No painel, uma tela de 12 polegadas configurável exibe os instrumentos, mas o gráfico do conta-giros não permite uma leitura ideal.

 

Conectividade

 

Painel da Ford F-150 Platinum 2023
Telas tanto da central multimídia quanto dos instrumentos têm 12 polegadas

 

A central multimídia tem uma tela enorme, de 12 polegadas, em posição tradicional (horizontal). O sistema tem conectividade sem fio com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, mas a operação não é das mais intuitivas. Na versão Platinum da Ford F-150 2023, o infotenimento inclui ainda um excelente sistema de som de 18 alto-falantes da marca Bang & Olufsen.

 

Caçamba da Ford F-150

 

O compartimento de carga também é enorme: a caçamba tem 1.370 litros de volume. Por outro lado, a capacidade de carga é digna de caminhonete compacta: são apenas 681 kg na versão Platinum 2023. Mas isso não chega a surpreender, já que picapes full-size são mais voltadas ao reboque. E, nesse ponto, a Ford F-150 não decepciona, já que pode puxar carretas de até 3.515kg.

 

Quem quiser tirar proveito da capacidade de reboque da Ford F-150 conta com uma ajuda extra: o assistente Pro Trailer. Em manobras de ré com carreta, essa tecnologia dispensa a necessidade de girar o volante em sentido contrário à direção pretendida. A operação se dá por meio de um comando giratório no painel.

 

Os destaques da caçamba são a escadinha com apoio de braço embutidos da tampa, que, por sua vez, abre e fecha eletricamente. Ali, há iluminação, tomada e até uma régua graduada para medições. O compartimento tem proteção, mas fica devendo a capota marítima.

 

Caçamba da Ford F-150 Platinum 2023 azul
Caçamba tem 1.370 litros de volume, mas a capacidade de carga da caminhonete é de apenas 681 kg

 

Caçamba com escada da Ford F-150 Platinum 2023 azul
Escada ajuda na colocação da carga

 

Vale a compra?

 

A Ford F-150 é uma caminhonete-ostentação, assim como ocorre com as concorrentes RAM 2500 e Chevrolet Silverado (que chega ainda neste ano). Quem compra esses modelos não vai utilizá-los para trabalho. Porém, se a ideia é se dar de presente um brinquedão, não deverão ocorrer arrependimentos: a picape consegue divertir bastante os marmanjos que assumem o volante.

 

Preço e equipamentos da Ford F-150

 

Desde o lançamento, em abril de 2023, o preço da Ford F-150 Platinum já subiu e, atualmente, está em R$ 519.990. O fabricante oferece uma garantia de três anos sem limite de quilometragem. A picape é importada dos Estados Unidos.

 

 

  • EQUIPAMENTOS: Teto solar panorâmico; rodas de liga leve de 20 polegadas; ajustes elétricos, memória, aquecimento e ventilação para bancos dianteiros; ajustes elétricos de pedais e retrovisores; oito airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista e do passageiro); faróis full-LED direcionais com facho alto automático; controlador de velocidade adaptativo com frenagem e arrancada automáticas; assistente de manutenção e centralização de faixa; assistente de manobras com trailer; assistente de descida em rampas; frenagem automática com detecção de pedestres; câmeras em 360 graus e de ré com detecção de objetos; sistema de monitoramento de pontos cegos com cobertura de reboque; painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas; sistema de som com 18 alto-falantes; sistema multimídia com tela de 12 polegadas com conectividade sem fio, Apple CarPlay e Android Auto; ar condicionado digital de duas zonas; carregador de celular por indução; tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos e escada; FordPass Connect (emite alertas e permite ativar ou desativar funções do veículo por meio do celular) e estribos laterais elétricos.

 

 

Ficha técnica: Ford F-150 Platinum 2023

 

MOTOR Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, com pistões de 92,4 mm de curso e 92,7 mm de curso, 4.973cm³ de cilindrada, 32 válvulas e sistemas de injeção direta e indireta, a gasolina
POTÊNCIA 405cv a 6.000rpm
TORQUE 56,7kgfm a 4.250rpm
TRANSMISSÃO Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de 10 marchas
SUSPENSÃO Dianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos e barra estabilizadora; e traseira com eixo rígido fixado e molas semielípticas
RODAS/PNEUS 20 polegadas (liga leve)/275/60 R20
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS
CAPACIDADES Tanque, 136 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 681 quilos; reboque, 3.515 kg
DIMENSÕES Comprimento, 5,88m; largura, 2,09m; altura, 1,96m; distância entre-eixos, 3,69m; e altura em relação ao solo, 23,8cm
CAÇAMBA Volume, 1.370 litros
PESO 2.517 quilos
CONSUMO* Cidade: 6,3 km/l
Estrada: 8,6 km/l
Dados do fabricante; * Dados do Inmetro