Enquanto as vendas dos carros elétricos está em ascensão no Brasil, muitas marcas apostam nos híbridos para acompanhar a tendência à eletrificação de forma mais gradual. Normalmente mais caros que os carros à combustão disponíveis no mercado, os modelos que contam com a tecnologia de motores elétricos são menos acessíveis à grande parte da população. Mas a Toyota promete trazer como novidade para o Brasil, em 2024, o SUV compacto híbrido Yaris Cross, que seria o mais barato da categoria no país.
Uma das estratégias que será usada pela montadora japonesa para baratear o modelo no Brasil é a produção local do modelo. Com expectativas para a fabricação no interior de São Paulo, o modelo será mais acessível devido à redução dos custos de produção. A meta é que o novo utilitário seja o híbrido mais barato, custando abaixo de R$ 183.790, preço atual do Corolla Altis Hybrid, modelo semelhante.
Sobre o novo híbrido da Toyota
O modelo já lançado na Indonésia é um indicativo do que esperar das versões no Brasil. O Toyota Yaris Cross se destaca por seu estilo, versatilidade e eficiência. No país asiático, o SUV tem quatro versões diferentes, mas não é possível afirmar, por enquanto, se todas elas também estarão disponíveis no Brasil.
O modelo poderá atingir autonomia de até 30km/l, dado ainda a ser confirmado oficialmente pela certificação nacional do Inmetro. Com recursos exclusivos, o carro será um diferencial na categoria, contando com uma lista atrativa de equipamentos desde as versões mais básicas:
- Seis airbags (motorista, passageiros, laterais e cortina)
- Sensores de estacionamento
- Alerta de frenagem de emergência
- Assistente de partida em rampa
- Freio de estacionamento eletrônico
- Freio a disco nas quatro rodas
- Central multimídia com tela de nove polegadas
- Painel de instrumentos digital de sete polegadas
O porta-malas do Toyota Yaris Cross tem função de abertura por aproximação do pé por baixo do para-choque traseiro. Essa função ajuda o usuário quando ele está com as mãos ocupadas, carregando compras do supermercado ou bagagens, por exemplo.
Para o mercado nacional, a transmissão automática do Toyota Yaris Cross deverá ser CVT, com conjunto híbrido formado por um motor a gasolina 1.5 e outro elétrico, que juntos proporcionam potência de 112cv.
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!