Movido pelo sol!

Carro elétrico movido a energia solar é revelado na Alemanha 

Com um motor elétrico de 163cv, o novo veículo da Sono Motors foi revelado em Munique

Publicidade
Imagem criada digitalmente do novo Sono Sion azul visto de cima em um ângulo diagonal frontal.
A estimativa de preço para o novo Sono Sion é de cerca de R$ 134.800. Fotos: Sono Motors/Divulgação

A Sono Motors, montadora alemã, apresentou na semana passada, em Munique, o modelo de produção do Sono Sion. Trata-se de uma carro elétrico movido a energia solar, uma minivan com carroceria recoberta por mais de 456 células para captação da energia vinda do sol.   

O carro elétrico movido a energia solar é equipado com motor de 163cv e 27,5kgfm, alimentado por uma bateria de 54kWh, com autonomia de até 305 quilômetros. Com os painéis solares, a autonomia pode aumentar, em média, 112 quilômetros por semana, chegando a picos de 245 quilômetros extras.

A Sono Motors afirma que, nas áreas metropolitanas da Alemanha, a minivan é carregada quatro vezes menos que os elétricos do mesmo segmento com uma bateria semelhante. A recarga na bateria do carro elétrico movido a energia solar pode ser de até 75kW em corrente contínua, ou até 11kW em corrente alternada.

O modelo será, agora, submetido a intensos testes dinâmicos em estradas europeias e americanas, sob diferentes condições climáticas. Após isso, ele chegará ao mercado, em meados do próximo ano.

O design do Sono Sion

O monovolume da Sono Motors evoluiu bastante ao longo de suas linhas. A versão atual do carro elétrico movido a energia solar tem uma superfície mais limpa e menos rugosa, com novos faróis e lanternas, além de um difusor de ar renovado.

O interior da van também sofreu várias alterações, embora mais sutis. Agora, ele traz console central e compartimentos para guardar pequenos objetos. Há, também, mais espaço para os passageiros e motorista.

Um carro elétrico movido a energia solar acessível

A estimativa de preço para o Sono Sion é de 25.126 euros (R$ 134.800, na cotação atual) na Alemanha. Com isso, ele, possivelmente, se tornará o elétrico mais acessível do segmento.

O plano da Sono Motors é de que 257 mil unidades sejam produzidas e vendidas nos próximos sete anos em sua fábrica na Finlândia. O início foi promissor, já que 19 mil reservas da minivan já foram feitas.