Na sombra não!

Carro elétrico com carregamento solar pode ficar 7 meses fora da tomada

Projeto de uma startup holandesa, Lightyear 0 tem placas solares capazes de recarregar as baterias

O Lightyear é um carro elétrico com carregamento solar desenvolvido por uma startup holandesa
O Lightyear é um carro elétrico com carregamento solar desenvolvido por uma startup holandesa Fotos: Lightyear/Divulgação

A ideia de se ter um carro elétrico com carregamento solar casa bem com as condições do Brasil. Curiosamente, essa ideia foi muito bem explorada na Holanda, pela startup Lightyear. A empresa de inovação apresentou o Lightyear 0, que começa a ser fabricado ainda em 2022, limitado a 946 unidades.

O que diferencia esse carro elétrico é um painel solar localizado no teto com área de 5 metros quadrados. Essa estrutura permite rodar até 35 quilômetros por dia, mas, desde que seja um dia ensolarado. Nessa condição ideal, o veículo pode rodar até 11 mil quilômetros sem recarregar, o que daria 7 meses longe da tomada.

O Lighyear 0 é equipado com bateria de 60 kWh, que dá autonomia de 625 quilômetros pelo ciclo WLTP. Na falta de um bom sol, para carregar o carro elétrico na tomada basta uma hora em um sistema rápido para obter 520 quilômetros. Nesse mesmo tempo ligado a um wallbox doméstico, é possível obter 32 quilômetros de autonomia.

Abastecimento solar, carroceria leve e aerodinâmica

Para ter uma autonomia tão boa, o carro elétrico solar é bastante leve para um elétrico, pesando 1.575 quilos graças ao amplo uso de alumínio e fibra de carbono. O coeficiente aerodinâmico também é bem baixo, cx 0,19, o que é muito importante em um veículo elétrico.

Ferrari lança SUV em setembro e confirma elétrico inédito para 2025

Outra forma de prolongar a autonomia é limitar o desempenho. O Lightyear 0 tem um motor elétrico em cada roda. Juntos, esses motores rendem 176cv de potência e 175kgfm de torque. Para o motorista não se animar tanto, o modelo movido a energia solar tem velocidade máxima limitada a 160km/h. Já a aceleração até os 100km/h se dá em cerca de 10 segundos, o que não é impressionante para um carro elétrico.

Carro elétrico tem visual entre sedã e cupê

A carroceria do Lightyear 0 é um mistura entre sedã e cupê de quatro portas, com mais de 5 metros de comprimento. A cabine é composta por materiais reciclados e couro sintético. O visual interno é minimalista, com os comandos concentrados na tela central de 10 polegadas. O porta-malas tem volume de 640 litros.

A proposta desse carro elétrico solar é muito interessante, mas o preço é de assustar: 250 mil euros. Parece que a startup holandesa percebeu isso e anunciou que pretende aproveitar o know how do Lightyear para criar um segundo modelo, um pouco mais simples e acessível .