A maioria dos equipamentos dos carros tem vantagens inegáveis, tanto que muitos deles já estão mais que incorporados à rotina dos motoristas brasileiros. Hoje, é impensável adquirir um veículo sem ar-condicionado ou direção elétrica. Itens como frenagem automática e faróis direcionais têm eficácia comprovada. Mas nem sempre é assim.
Existem equipamentos que são, no mínimo, dispensáveis: alguns deles podem até fazer sentido em outros mercados, mas têm pouca ou nenhuma utilidade nos carros que circulam no Brasil. E o pior: custam caro ou então são apresentados como destaques em veículos mais sofisticados.
Conheça equipamentos inúteis para carros
O listão de hoje é exatamente sobre esses itens inúteis, ao menos para a maioria dos consumidores brasileiros. Alguns deles são novidade no mercado, enquanto outros são oferecidos há anos (e, justamente devido à falta de necessidade, seguem restritos a poucos veículos). Confira o listão!
1- Caraoquê a bordo
Os chineses adoram caraoquê: por isso, tal função costuma estar presente nos equipamentos de infotenimento de carros provenientes daquele país. É até curioso, mas, a menos que o proprietário realmente goste muito de cantar, esse item permanecerá esquecido. É o tipo da coisa o dono usará, literalmente, uma ou duas vezes, só para ver como funciona ou para mostrar a algum amigo.
2- Park assist
A ideia é boa: um assistente que estaciona o veículo de modo autônomo. O problema é que, na prática, o sistema mostra algumas limitações. Para começar, ele geralmente não se arrisca em vagas apertadas (que, muitas vezes, são as únicas disponíveis). Ademais, o sistema costuma ser lento. Assim, o motorista acaba colocando a mão na massa e manobrando o carro à moda antiga mesmo.
3- Bancos com aquecimento
O sistema de aquecimento de bancos foi desenvolvido para países onde os termômetros atingem dezenas de graus negativos. Nessas condições, os assentos do veículo ficam, literalmente, gelados na temperatura ambiente. É justamente por isso que tal equipamento é inútil no Brasil: será utilizado, no máximo, nas regiões de serra dos estados do Sul e, mesmo assim, durante poucos dias ao ano.
4- Iluminação interna que muda de cor
A função de alterar as cores da iluminação interna está no mesmo rol do caraoquê: é daqueles equipamentos de carros que o dono utilizará poucas vezes, só mesmo por curiosidade ou para mostrar a algum passageiro. Afinal, não há qualquer vantagem prática nesse dispositivo. Aliás, dependendo do gosto do proprietário, ele só servirá para dar um aspecto mais barango ao habitáculo.
5- Teto solar com vidro fixo
O teto solar com lâmina de vidro móvel tem funções práticas: renova rapidamente o ar do habitáculo quando está basculado, ou, quando está aberto, dá aos ocupantes uma agradável brisa no rosto. Já no modelo fixo, no qual apenas a persiana interna se move, perdem-se todas essas comodidades. No caso, o item só serve para criar um efeito estufa a bordo e fazer com que o ar-condicionado trabalhe mais.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!