O segmento de picapes no Brasil é caracterizado pela motorização diesel, preferência pelas médias com carroceria sobre chassi. Na China, as picapes estão se tornando cada vez mais populares sem um grande padrão e talvez por isso, a Jetour apresentou sua nova representante para esse segmento com tecnologia híbrida plug-in (PHEV) e mais de 900 cv de potência.
A Jetour Zongheng F700, que será chamada apenas de F700 em mercados fora da China, estreia medindo 5,49 m de comprimento, 2,05 m de largura, 1,98 m de altura e 3,3 m de comprimento, sendo levemente maior que outra conterrânea, a BYD Shark.
A capacidade de carga não foi divulgada, mas a caçamba suporta 1.300 litros de volume e a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas, um padrão do segmento de médias.
Visualmente, a picape não esconde alguma semelhança com o Jetour T2, especialmente na região dos faróis. As linhas são feitas para passar a impressão de um carro bem musculoso e robusto, segundo a tendência dos demais modelos da marca.
A traseira não possui separação entre caçamba e cabine, em uma estrutura tradicionalmente vista em picapes menores, com estrutura monobloco. Vale ressaltar que os sites chineses não informaram qual a estrutura utilizada pela picape, mas é possível que a plataforma seja um misto entre carroceria monobloco sobre um chassi do tipo escada, um híbrido entre as picapes médias tradicionais e os modelos menores.
Potência de sobra
Debaixo disso tudo está um conjunto híbrido exclusivo que une um motor 2.0 turbo e um motor elétrico em cada eixo. Combinados, os três motores entregam 904 cv de potência e 115,7 kgfm de torque, gerenciados por uma transmissão de duas marchas específicas para sistemas híbridos.
A aceleração de zero aos 100 km/h acontece em apenas 5 segundos (8 décimos mais rápido que uma Ford Ranger Raptor). Segundo os órgãos de medição na China, o alcance em modo elétrico é de 150 km e a autonomia combinada é de 1.300 km, com médias de 12,5 km/l.
A capacidade off-road não ficou de lado quando a engenharia da Jetour desenvolveu a picape. Além do sistema de tração 4x4 e diferenciais dianteiros e traseiros, o ângulo de ataque é de 32 graus, enquanto o de saída é de 15º. A capacidade de imersão é de incríveis 900 mm.
Cabine tecnológica
A cabine do Jetour F700 chama atenção inicialmente pelo couro laranja utilizado nos bancos, portas, painel e até mesmo no volante, mas a disposição das telas também merece destaque. A tela da multimídia é posicionada ao centro e tem 15,6 polegadas, mas acima dela está um monitor de 35,4 polegadas chamado de “tela horizonte”.
Os bancos dianteiros têm função de massagem, bem como ventilação e aquecimento, também disponíveis para os ocupantes traseiros. Entre outros itens de série estão sistema de navegação exclusivo, estacionamento automático, câmera 540º, entre outros.
Na China, o modelo estava disponível em pré-venda com preços que variam entre 299.900 yuan (R$ 227,4 mil) e 339.900 yuan (R$ 257,8 mil).
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!