A guerra entre Rússia e Ucrânia já se estende desde 2022. Com tanto tempo de combate e escassez de recursos, alguns combatentes acabam precisando recorrer à criatividade. Nas redondezas da cidade de Bakhmut, um BMW Série 7 foi visto transformado em um lançador de mísseis.
Nas redes sociais, surgiram imagens do sedan de luxo sendo utilizado como lançador de foguetes (MLRS), graças à adaptação do armamento na parte traseira do veículo. A criação é creditada ao 7º batalhão da 114ª unidade de defesa territorial.
Provavelmente, o equipamento instalado no porta-malas do BMW tem origem em veículos militares desativados ou danificados em batalha. Não se sabe ao certo as razões pela escolha do BMW para esse fim específico, mas é provável que tenham recorrido ao veículo civil por conta da agilidade para fugir de veículos militares e drones, além de não marcar posição por muito tempo.
Um dos destaques do modelo é a pintura camuflada, justamente para tentar não ser identificado por tropas inimigas, bem como a seção traseira sem porta-malas e com o armamento instalado. Nos vídeos divulgados é possível ver parte da operação de montagem do armamento, que precisa de pelo menos duas pessoas.
Essa não é a primeira vez que um BMW é convertido em veículo de guerra. Em 2022, surgiram registros de um série 6 conversível com uma metralhadora acoplada na traseira. Assim como o série 7, foi necessário remover a tampa do porta-malas para realizar a adaptação, mas o sedã teve ainda o para-choque removido, justamente para apoiar no solo o equipamento.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!