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BYD Seal 06 EV é registrado no Brasil

Modelo aposta em eficiência e autonomia de até 545 km

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BYD Seal 06 EV
BYD Seal 06 EV Foto: Divulgação/BYD

A BYD registrou no Brasil o Seal 06 EV, sedã totalmente elétrico lançado recentemente no mercado chinês. O depósito das imagens de patente foi feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e revela o mesmo visual conhecido no exterior, com frente fechada, faróis afilados e traseira com lanternas interligadas.

Embora o registro indique interesse da marca em comercializá-lo no país, ainda não há confirmação de lançamento, preços ou data prevista pela fabricante.

BYD Seal 06 EV
BYD Seal 06 EV Foto: Divulgação/BYD

O Seal 06 EV é um modelo com porte de sedã médio, posicionado abaixo do Seal já vendido no Brasil. Ele integra a linha Ocean, que reúne os elétricos mais recentes da marca, com foco no design aerodinâmico. O estilo é marcado pelo capô baixo, maçanetas embutidas e perfil de cupê, aproximando sua proposta dos sedãs elétricos globais com visual limpo e mais esportivo.

Na China, o sedã utiliza um motor elétrico traseiro e baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), tecnologia que a BYD já oferece no Brasil em outros modelos. A fabricante oferece opções com diferentes capacidades e autonomia, o que pode se repetir caso o modelo seja importado futuramente. No mercado chinês, há duas configurações principais: uma com bateria de 46 kWh, que rende cerca de 470 km de alcance no ciclo CLTC, e outra com 56,6 kWh, capaz de chegar a 545 km declarados.

As versões têm foco em eficiência e alcance urbano-rodoviário, em vez de desempenho esportivo como no Seal vendido atualmente. Por isso, o modelo utiliza motores menos potentes, com 110 kW (148 cv) ou 160 kW (215 cv), sempre com tração traseira. O objetivo é privilegiar consumo e autonomia, sem buscar acelerações agressivas.

BYD Seal 06 EV
e-Platform 3.0 Evo da BYD Foto: Divulgação/BYD

O registro surge em um momento de expansão da BYD no mercado nacional, com a chegada de novos modelos e o início previsto da produção local em 2025 na fábrica da Bahia. No entanto, como ocorre em diversas marcas, a patente não garante a chegada do veículo às concessionárias: é apenas uma forma de proteger o design e resguardar a opção de lançá-lo no futuro.

Caso venha ao Brasil, o Seal 06 EV entraria em um segmento pouco explorado entre elétricos, competindo com sedãs médios eletrificados e abrindo mais uma alternativa aos SUVs dominantes. O modelo pode ocupar um espaço estratégico abaixo do Seal, ampliando o portfólio da BYD com um elétrico mais acessível dentro da linha de sedãs.