Carros movidos a eletricidade estão cada vez mais populares, entretanto, ainda existem muitas questões acerca da nova tecnologia. O ADAC auto club da Alemanha, conduziu testes para entender melhor as funções dos campos eletromagnéticos em carros elétricos e entender como os passageiros são expostos à radiação desses carros.
Segundo os pesquisadores, os resultados das pesquisas apontaram que carros elétricos não causam nenhum dano a seus ocupantes, e que em alguns casos, os modelos elétricos apresentam menor atividade eletromagnética do que certos modelos com motores tradicionais.
O estudo, encomendado pelo órgão alemão de proteção à radiação, testou 11 carros elétricos, dois modelos híbridos e um carro movido à combustão tradicional. Nos testes, os dummies foram colocados em pelo menos duas posições nos bancos enquanto o carro se movia e também durante o momento de recarga.
Vale lembrar que o motor utilizado nos carros elétricos cria um campo magnético no estator para girar o rotor
A ideia era entender como e com que intensidade os campos magnéticos trabalham durante o uso dos carros em rotina normal de utilização. Os cientistas concluíram que o campo magnético apresentou pico durante aceleração e frenagens intensas, justamente quando componentes magnéticos dos motores elétricos são ativados.
Segundo a ADAC, os campos magnéticos e a intensidade dos mesmos, estão bem abaixo do que o corpo humano pode aguentar. Além disso, os maiores índices foram detectados na região dos pés, o que não apresenta nenhum risco à saúde dos motoristas ou passageiros.
Apesar disso, o estudo concluiu que o que apresentou o campo eletromagnético mais forte nos veículos foi o sistema de aquecimento dos bancos, independente do tipo de motorização do carro. Assim como nos campos magnéticos dos motores, o maior índice foi registrado na região dos pés dos passageiros.
Recargas também são seguras
Segundo a pesquisa, realizar as recargas desses carros também são seguras. As recargas lentas do tipo AC (corrente alternada) apresentaram os maiores níveis de radiação ao iniciar a recarga, porém, os níveis se estabilizaram e passaram a se enquadrar nos padrões de segurança.
Curiosamente, os carregadores mais velozes, do tipo DC (corrente contínua), apresentaram campos magnéticos mais fracos.
Independente disso, o relatório da ADAC mostra que os carros elétricos são tão seguros quanto os demais carros tradicionais e não há nenhum tipo de risco, em relação à radiação.
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