A Land Rover revelou oficialmente o Defender Dakar D7X-R, a versão de competição do SUV criada para disputar o Rally Dakar e o Mundial de Rally-Raid (W2RC) a partir de 2026.
O modelo deriva do recém-lançado Defender Octa, mantendo a carroceria em alumínio D7x e o motor 4.4 V8 biturbo, porém com restritor de ar para atender às regras da categoria Stock. O conjunto segue acoplado ao câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente.
Embora conserve a base do Octa, o D7X-R recebeu uma preparação pesada para suportar os terrenos extremos do Dakar. A suspensão ganhou amortecedores Bilstein ajustados e calibrados para longas distâncias, além de pneus de 35 polegadas e freios reforçados.
A lista de equipamentos inclui três rodas sobressalentes, compressor de ar, macacos hidráulicos, kit de resgate, galões de água e um tanque de combustível ampliado para mais de 500 litros, essencial para trechos longos no deserto.
Um dos destaques técnicos é o “Flight Mode”, sistema que ajusta o controle de torque quando o carro está no ar, recurso pensado para minimizar danos nas aterrissagens após saltos em dunas e irregularidades, preservando o trem de força. A eletrônica também foi recalibrada para oferecer respostas mais rápidas e consistentes em pisos de areia, cascalho e pedra solta.
O lançamento marca a evolução da parceria entre a Land Rover e o Rally Dakar. Em 2025, a marca britânica já atuará como fornecedora oficial de veículos de apoio e logística do evento. Em 2026, três unidades do Defender Dakar D7X-R entrarão na disputa da categoria Stock, marcando o retorno oficial da Land Rover às competições de rally-raid.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!