A Jaguar Land Rover (JLR) está ressuscitando o nome Freelander, mas agora em uma versão totalmente elétrica e pensada para o mercado chinês. A estratégia é fruto de uma parceria com a montadora chinesa Chery, por meio da joint venture CJLR, para lançar uma nova marca de veículos elétricos sob a bandeira Freelander.
O acordo entre JLR e Chery prevê a produção de uma linha de EVs com arquitetura da Chery, fabricados na planta de Changshu, na China. A ideia é que essa nova Freelander opere como uma marca independente, diferente tanto da Chery quanto da JLR tradicional, vendida inicialmente via uma rede exclusiva de concessionárias.
O primeiro modelo deve estrear no segundo semestre de 2026, e segundo a JLR, ele vai “resgatar o espírito original do Freelander”, mas com um apelo mais tecnológico, moderno e acessível para consumidores chineses. Na Europa, por enquanto, não há confirmação de lançamento imediato, mas existe potencial para exportação futura.
Em relação à motorização, há relatos de que a versão de estreia será um plug-in híbrido — com planos também para variantes totalmente elétricas. Já a plataforma escolhida para sustentar os novos modelos deve ser a T1X da Chery, usada em outros SUVs da marca.
Além disso, a JLR formalizou a licença para usar a marca Freelander por meio da CJLR, de modo que a nova linha será independente da “House of Brands” de luxo da Land Rover. Para a JLR, o movimento representa um “passo estratégico importante” para solidificar sua presença no maior mercado mundial de EVs, combinando a herança do nome Freelander com a escala e tecnologia da Chery.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!