x
UAI
Mais tecnologia!

Honda HR-V de próxima geração será híbrido-flex

SUV será o primeiro modelo da marca no Brasil a combinar o sistema híbrido pleno com tecnologia flex, fruto de um investimento de R$ 4,2 bilhões

Publicidade
Honda HR-V Touring estreia nova cor vermelha
Honda HR-V Touring estreia nova cor vermelha Foto: Divulgação/Honda

A Honda vai lançar em 2028 seu primeiro carro híbrido flex no país. Segundo a Autoesporte, o modelo escolhido será o HR-V, mas somente na sua próxima geração (a terceira vendida no Brasil). O conjunto mecânico será '1.5 e:HEV flex', o mesmo sistema usado em modelos da marca na Europa e na Ásia, mas adaptado para funcionar também com etanol.

O novo motor faz parte do investimento de R$ 4,2 bilhões anunciado pela montadora em 2024. Além de modernizar a fábrica de Itirapina (SP), onde o SUV seguirá sendo produzido, o aporte viabiliza o desenvolvimento do motor híbrido que inaugura a tecnologia flex eletrificada da Honda no Brasil.

O sistema combina um motor a combustão de 1,5 litro de quatro cilindros e injeção direta, com dois motores elétricos, um de tração e outro que atua como gerador. Trabalhando em ciclo Atkinson, o propulsor prioriza eficiência energética e pode gerar, em conjunto com os motores elétricos, 131 cv de potência e 25,8 kgfm de torque (dados obtidos em configurações asiáticas, que podem variar na configuração nacional).

Assim como em outros híbridos e:HEV, não há câmbio convencional: o conjunto usa engrenagens que conectam diretamente os motores ao diferencial, variando conforme a velocidade e a demanda de potência. Em trajetos urbanos, o motor elétrico assume a tração principal, enquanto o motor a combustão funciona como gerador para a bateria de 1,1 kWh.

O novo HR-V deve alcançar consumo acima de 18 km/l, segundo padrões do ciclo europeu WLTP, combinando baixo gasto de combustível com desempenho equilibrado. O 0 a 100 km/h, por exemplo, deve ficar na casa dos 10 segundos.

O SUV será construído sobre uma evolução da plataforma GSC (Global Smart Car), a mesma das atuais gerações de HR-V e City, mas com melhorias estruturais e eletrônicas.

Após o HR-V, a Honda pretende expandir o uso da motorização híbrida flex para outros modelos. O City de próxima geração, previsto para o fim da década, pode ser o próximo a adotar o conjunto 1.5 e:HEV nas versões mais completas.