A Fiat vai se despedir, pela segunda vez, de um de seus modelos mais emblemáticos da era recente. Após mais de uma década em produção, o Tipo deixará de ser fabricado em junho de 2026, encerrando uma trajetória iniciada em 2015 que consolidou a presença da marca italiana no segmento de compactos médios.
Produzido na Turquia pela Tofas — joint venture da Fiat com a Koç Holding —, o modelo deveria sair de linha no fim de 2025. No entanto, o acordo de produção foi prorrogado por mais seis meses, garantindo uma breve sobrevida ao hatch e ao sedã. A decisão, porém, não muda o destino do carro: a Stellantis confirmou que não haverá sucessor direto para o Tipo.
Conhecido como Egea em seu mercado de origem, o modelo acumulou cerca de 700 mil unidades produzidas e exportadas para diversos países. Ao longo de sua história, passou por diferentes fases: nasceu em versões sedan, hatch e perua (SW), ganhou um facelift em 2020 e ampliou a linha com a variante Tipo Cross, que adicionava visual aventureiro e suspensão mais alta. Em 2022, a perua também adotou esse estilo e recebeu uma motorização mild-hybrid, em sintonia com as novas exigências ambientais.
O fim do Tipo simboliza uma mudança estratégica da Fiat. Em vez de investir em uma nova geração do compacto, a marca vai concentrar esforços na família Panda, que passa por uma grande expansão. O futuro inclui o Pandina, o Grand Panda e, até 2027, dois novos modelos, um fastback crossover e um SUV compacto, todos baseados na plataforma Smart Car, a mesma de Citroën C3 Aircross e Opel Frontera. As novas opções devem manter o posicionamento acessível e oferecer versões a gasolina, híbridas e elétricas.
Enquanto isso, o Fiat Cronos, fabricado na Argentina e vendido em diversos países da América do Sul, permanecerá como o único sedã da marca no mercado mundial após o adeus definitivo do Tipo.
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