A Hyundai trouxe ao Brasil o Nexo, veículo movido a hidrogênio que promove a purificação do ar. O SUV estará em exposição na 4ª edição do Congresso Brasileiro do Hidrogênio, que acontece de 22 a 24 de outubro, em Brasília (DF).
No evento, os visitantes poderão conhecer de perto o utilitário esportivo de porte médio, com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico. Sua autonomia supera a marca de 660 km.
Atualmente, o Nexo é vendido em mercados como a Coreia do Sul, Europa Ocidental, Reino Unido, Austrália e Japão. Nos Estados Unidos, sua venda é restrita ao estado da Califórnia.
No Brasil, esta unidade do Nexo já rodou em testes com o Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da Universidade de São Paulo (USP), onde está localizado o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo.
O projeto da USP, iniciado em fevereiro deste ano, visa avaliar a adequabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas.
Já a 4ª edição do congresso buscará destacar o papel estratégico do hidrogênio de baixa emissão de carbono no apoio aos esforços globais em direção à neutralidade climática até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!