A produção de veículos caiu no Brasil em setembro, segundo informou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nesta quarta-feira (8). Conforme o levantamento, a queda foi de 1,5% frente a agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2024, houve avanço de 5,8%.
Segundo a Anfavea, a produção sofreu uma inversão de curva, fechando o terceiro trimestre com recuo de 0,8% frente ao mesmo período de 2024. O setor de pesados contribuiu decisivamente para essa baixa, com queda de 9,4% ante o terceiro trimestre do ano passado.
"Os números do período de julho a setembro nos preocupam por indicarem a perda da tração que verificamos na primeira metade do ano e nos impõem o desafio de uma recuperação considerável no último trimestre, diante de uma base muita boa do final do ano passado", afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.
Apesar disso, a marca de 2 milhões de veículos foi alcançada nesta semana. No acumulado do ano, a produção continua acima do visto de janeiro a setembro de 2024, com alta de 6%. Os dados do último trimestre, no entanto, indicam dificuldades para o setor manter o desempenho.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!