Embora o nome 408 seja familiar no Brasil e na Argentina por ter batizado um sedan médio, a nova geração traz uma proposta radicalmente diferente. O modelo ressurge como um SUV Coupé (ou fastback), com 4,7 metros de comprimento, que se posiciona no topo da gama da marca com um design que busca o requinte e a esportividade.
O 408 impressiona pelo visual arrojado e pelo acabamento refinado. Embora em alguns mercados ele conte com versões eletrificadas, na Argentina o carro estreia com um conjunto já conhecido: o motor 1.6 THP turbo a gasolina, agora entregando 215 cv de potência. A versão escolhida para o lançamento é a GT, equipada de série com rodas de liga leve de 21 polegadas.
O flagra foi realizado enquanto uma unidade de testes circulava pela Rota 9, sem camuflagem e utilizando placas de testes antigas da Stellantis. Embora a marca mantenha o mistério, o fato de o veículo já estar sem disfarces reforça a expectativa de que o 408 seja lançado oficialmente no mercado argentino ainda em 2025.
Com essa novidade, a Peugeot volta a brigar no segmento de modelos médios mais exclusivos e caros do mercado argentino, uma categoria que havia ficado vaga desde a saída do sedan 508.
Lançado na Europa em meados de 2022, o 408 ostenta a atual identidade visual da marca, muito elogiada mundo afora. No Brasil, o modelo foi registrado no início de 2023, o que, junto ao lançamento argentino, aumenta a expectativa sobre sua possível chegada e posicionamento no nosso mercado, hoje representado apenas pelo hatch 208 em termos de design global.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!