A manutenção é parte importantíssima do cuidado que motoristas e proprietários precisam ter com seus veículos para que possuam um bom funcionamento. Um dos principais prejudicados pelo uso severo é o óleo lubrificante do motor, que tem seu tempo de substituição reduzido.
O trânsito intenso, onde os carros ficam em funcionamento por longos períodos, e em muitos casos sem refrigeração adequada, fazem com que o desgaste do óleo seja mais elevado, o que pode acelerar também a degradação de outras peças.
Segundo Marcelo Martini, Gerente de Vendas do Aftermarket da Fuchs lubrificantes, esse uso severo faz com que o filtro de ar acumule mais impurezas, o sistema de arrefecimento entre em esforço contínuo, o catalisador perca sua eficiência e a bomba de combustível sofra um desgaste adicional.
Como o óleo lubrificante faz diversas funções no motor de um veículo (reduz atrito entre as partes metálicas, controlam temperatura, removem resíduos e ainda limpam o motor, se atentar ao período de troca de óleo é vital.
Em veículos submetidos diariamente ao uso severo, a atenção precisa ser redobrada, e as manutenções realizadas em períodos menores. Em muitos casos, o veículo já oferece no manual do proprietário um tempo estimado de troca de fluidos em caso de uso severo.
De acordo com o especialista, atrasar as manutenções preventivas, além de potencializar quebras ou falhas de componentes mecânicos, aumenta a emissão de poluentes e também gera custos maiores na hora de realizar a manutenção.
Usar o carro em trajetos curtos também é uso severo
Segundo Martini, o senso comum associa o uso severo à situações específicas como o uso do veículo em em estradas de terra, poeira constante, peso excessivo ou quedas em buracos. Porém, em veículos de uso urbano, trajetos curtos, paradas prolongadas e variações de temperatura muito grandes podem ser consideradas uso severo.
“Por outro lado, o problema não se restringe apenas ao congestionamento, em regiões do país em que a temperatura média supera 35 graus, o esforço térmico sobre os componentes é contínuo. Nas áreas de clima frio, como ocorre em parte da região Sul, a viscosidade dos fluidos aumenta nos momentos iniciais de funcionamento, retardando a lubrificação adequada. Esses fatores, somados, ampliam o regime de uso severo mesmo quando os veículos são utilizados em condições aparentemente comuns.”
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