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Stellantis apresenta SUV que aumenta a segurança de pedestres

Protótipo de direção autônoma da Stellantis dará instruções aos pedestres para atravessar ruas em segurança

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Protótipo do Opel Grandland vai sinalizar para pedestres quando for seguro atravessar
Protótipo do Opel Grandland vai sinalizar para pedestres quando for seguro atravessar Foto: Divulgação/Opel

A segurança no trânsito passa fundamentalmente por pedestres, afinal, eles são os mais vulneráveis nessa situação. Com a indústria caminhando para carros autônomos, sem barulho e cada vez dependendo menos da condução humana, já há quem busque formas de alertar os pedestres. Essa é justamente a ideia do Opel Grandland, que conta com um sistema de iluminação pensado para alertar os pedestres.

O modelo traz iluminação especial na dianteira e na traseira, podendo até perder o logotipo da Opel em favor da segurança. Usando câmeras e inteligência artificial com a função “previsão de intenção”, o carro consegue reconhecer quando os pedestres pretendem atravessar uma rua, por exemplo, e se há riscos próximos.

Caso exista algum risco, o veículo começará a frear e as luzes dianteiras ficarão na cor roxa, e o modelo exibe um ícone de perigo. Uma vez eliminado o risco, as luzes ficarão verdes e o pedestre será “autorizado” a cruzar a dianteira do veículo.

Iluminação roxa indica perigo próximo
Iluminação roxa indica perigo próximo Foto: Divulgação/Opel

Além de roxo e verde, olhares mais atentos poderão ver um leve tom de azul nos faróis e na lanterna do Grandland. Essa cor foi escolhida pelos engenheiros da Opel para indicar que o veículo está operando em modo autônomo.

“Escolhemos essas cores especialmente por não estarem associadas com outras funções do carro. O vermelho é intuitivo e compreensível facilmente, mas é usado por semáforos e luzes de freio. Roxo e azul não são usados no trânsito e podem facilitar a comunicação”, declarou Julisa Se, Chefe do departamento de inovação da Stellantis.

É importante ressaltar que, em situações complexas onde a Inteligência Artificial não conseguir detectar o que fazer, a responsabilidade será transferida para o motorista.

O modelo ainda é um protótipo desenvolvido para testar tecnologias de assistência ao motorista de nível 3. Nesse nível, o condutor pode tirar os olhos da estrada e as mãos do volante e não precisa monitorar constantemente a condução do veículo.

Entretanto, esse nível de automação possui um limite de tempo (sem intervenção humana) e também de velocidade. Na Alemanha, por exemplo, esse sistema só pode funcionar até 60 km/h.

Opel Grandland contará com luzes específicas para sinalizar condução autônoma
Opel Grandland contará com luzes específicas para sinalizar condução autônoma Foto: Divulgação/Opel

Apesar do projeto estar sendo apresentado por um Opel, caso os testes tenham o resultado esperado, a tecnologia será replicada nas demais marcas da Sellantis. Phillip Röckl, responsável pela iluminação dos carros da Stellantis, explicou a motivação do projeto.

“Os faróis são importantíssimos na segurança de trânsito, mas os sistemas de ilumiação modernos são capazes de muito mais. Por exemplo, luzes de assinaturas podem ser usadas para animações. Assim, o Blitz iluminado (logotipo da Opel) no Grandland pode ser substituído por sinais de alerta para se comunicar com outros carros e pedestres”, declarou o executivo.

O modelo foi desenvolvido pela fabricante alemã em parceria com estudantes da universidade de TU Darmstad. A parceria entre Opel e universidade existe desde 2022, e além do desenvolvimento de novas tecnologias, a fabricante financia cursos de doutorados em engenharia elétrica e tecnologia de informação para alguns alunos.